Sem categoria
Compartilhar

Janelas do Teatro Guaíra viram telas para exposição de 25 anos do Festival

A partir desta terça-feira (28), quando Curitiba volta a ser tomada pela cena teatral, quem passar pela Praça Santos And..

Guilherme Grandi - 28 de março de 2017, 00:01

Serão exibidas imagens registradas por Lenise Pinheiro ao longo dos últimos 25 anos do Festival de Teatro. [foto: Lenise Pinheiro/acervo pessoal]
Serão exibidas imagens registradas por Lenise Pinheiro ao longo dos últimos 25 anos do Festival de Teatro. [foto: Lenise Pinheiro/acervo pessoal]

A partir desta terça-feira (28), quando Curitiba volta a ser tomada pela cena teatral, quem passar pela Praça Santos Andrade verá o Teatro Guaíra com outros olhos (literalmente). Serão os olhos da fotógrafa Lenise Pinheiro, que irá exibir mais de 300 imagens registradas ao longo dos 25 anos do Festival de Teatro. O 'Interlocuções' faz parte de uma mostra paralela do evento, e terá as fotos projetadas de dentro para fora do saguão do Guaíra.

Segundo Lenise Pinheiro, a ideia de fazer a exposição "aconteceu quando eu vim pela primeira vez à Curitiba, em 1992, para registrar o final da construção da Ópera de Arame, que ainda era quase que um terreno baldio ao lado da Pedreira Paulo Leminski". "Eu acompanhei toda a finalização da obra, com os operários trabalhando em três turnos por dia", completa.

De lá para cá, a paulista não perdeu sequer uma edição do Festival, e foi reunindo um acervo "nada grandioso, já que eu costumo ser bem discreta", explica a fotógrafa. Lenise conta que "a escolha das imagens que vão ilustrar a projeção começou no fim do ano passado, mas não foi muito difícil, já que cada uma delas tem a sua própria história e vão se destacando uma sobre as outras". As imagens ainda recebem uma homenagem da fotógrafa, com a data em que foram registradas, o nome da peça e o ator participante.

No entanto, não são apenas imagens das peças que já participaram do Festival ou de seus elencos. "Ao longo destes 25 anos, eu registrei também a arquitetura dos teatros de Curitiba, os aplausos, o movimento, até mesmo os pipoqueiros que ficam próximos das filas de espectadores", comenta Lenise.

A mostra 'Interlocuções' vai além apenas desta projeção no Guaíra. Ao longo do Festival, também haverá o lançamento do livro de Lenise, "Fotos de Palco - vol. 2", com uma sessão de autógrafos no dia 5, às 16h, no Solar do Rosário, e palestras e oficinas. A programação completa dos eventos está disponível no site da mostra, com sessões do dia 1 a 8 no Paço da Liberdade.