Justiça condena ex-presidente da Câmara e mais 13 réus por tráfico de drogas

Redação


O ex-presidente da Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná, Valdir da Silva, o Pitonho (PRTB), e outros 13 réus presos na Operação Rodovia, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em parceria com a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), foram condenados por crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo e lavagem de dinheiro nesta segunda-feira (16).

A condenação foi proferida pelo juiz Hugo Michelini Júnior e Pitonho deve cumprir 13 anos e três meses de prisão em regime fechado. O ex-presidente da Câmara foi condenado por crimes de roubo e de associação para o tráfico de drogas. Havia suspeita que ele também praticava o crime de lavagem de dinheiro, mas ele foi absolvido da acusação. Silva está preso na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu 1 (PEF 1).

As investigações chegaram até o ex-vereador por meio de ligações gravadas com autorização da Justiça. Em um dos diálogos, gravado em 25 de novembro de 2014, o grampo revelou uma conversa com um suspeito, considerado foragido, em que o mesmo pede um “negócio” para o ex-vereador. De acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), ele seria responsável pelo fornecimento de armas para prática de roubos e financiamento do tráfico, além de empresar uma de suas propriedades para esconder objetos ilícitos.

Operação Rodovia

Ajuizada pela Promotoria de Justiça de São Miguel do Iguaçu, a ação penal foi fruto de uma investigação de quase um ano, que identificou cinco grupos organizados para compra e venda de drogas na região, com bases em Foz do Iguaçu, Toledo, Palotina e Itaipulândia, além de São Miguel do Iguaçu. Dos 21 réus do processo, sete foram absolvidos.

As prisões aconteceram durante uma operação do Gaeco em parceria com a Denarc realizada em setembro do ano passado. Além das prisões, o trabalho resultou na apreensão de uma tonelada de maconha, cinco quilos de cocaína e dois quilos de haxixe.

Previous ArticleNext Article