Sem categoria
Compartilhar

Lenda do Boi-Bumbá abre festival de teatro infantil sobre o folclore brasileiro neste fim de semana

Neste sábado (25) e domingo (26), as histórias do folclore brasileiro começam a ser contadas no palco do Teatro Bom Jesu..

Guilherme Grandi - 23 de março de 2017, 14:30

Com texto e direção de Jean Carlos Sanchez, direção de produção de Daniel Valenzuela e elenco formado por Ade Zanardini, Kaue Persona, Saulo Soul, Taciane Vieira e Thiago Mique, a peça apresenta uma releitura rica em música e poesia dessa lenda tão brasileira. (foto: divulgação)
Com texto e direção de Jean Carlos Sanchez, direção de produção de Daniel Valenzuela e elenco formado por Ade Zanardini, Kaue Persona, Saulo Soul, Taciane Vieira e Thiago Mique, a peça apresenta uma releitura rica em música e poesia dessa lenda tão brasileira. (foto: divulgação)

Neste sábado (25) e domingo (26), as histórias do folclore brasileiro começam a ser contadas no palco do Teatro Bom Jesus dentro de um festival que vai até o mês de julho. "Brinque" é o circuito que convida as crianças e os pais a conhecerem mais sobre as lendas e curiosidades das crendices populares, de um jeito lúdico e divertido.

Para a primeira apresentação, as companhias teatrais Ruído e Babel vão encenar a 'Lenda do Boi-Bumbá', contando a história do boi dançante que cativa as festas de várias partes do país. De norte a sul, passando pelo nordeste, centro-oeste e sudeste, o Bumba meu Boi é uma lenda que mostra a fragilidade do homem contrastando com a força bruta do boi, e mistura a sátira, a comédia, a tragédia e o drama. Em todas essas manifestações, com os mais diferentes nomes dados ao animal, se mostra a via sacra dele, que adoece, morre e a sua inesperada ressurreição.

“Além das lendas, as peças trazem ao imaginário infantil as emoções, os trejeitos, os sotaques e os hábitos das regionalidades brasileiras. É um verdadeiro passeio cultural”, explica Carolina Montenegro, coordenadora geral da empresa responsável pela criação e realização do Festival. Estão lá a tristeza, o cortejo pela morte do boi, e a alegria celebrada quando ele ressurge.

Destaque para a Banda do Boi que - com arranjos simples e muito cativantes - faz da peça um show à parte, convidando crianças e adultos a participar.

Até julho

O Festival Brinque vai retratar, ainda, a lenda do "Lobisomem" (dias 29 e 30 de abril), “Boitatá” (dias 20 e 21 de maio), “Cuca” (dias 24 e 25 de junho) e encerra com “Mula sem Cabeça” (dias 29 e 30 de julho).

Serviço:

Festival de Teatro Infantil Brinque – Folclore do Brasil

Peça “Boi-Bumbá”

Sábado (25) e domingo (26), às 16h, no Teatro Bom Jesus

Rua 24 de maio, 135, Centro

Ingressos a partir de R$ 10 vendidos apenas nos dias das apresentações, disponíveis no próprio teatro ou pelo Disk Ingressos.

41 3315-0808 / 2105-4034