Mais de mil litros de agrotóxicos falsificados são apreendidos em Cascavel

Francielly Azevedo


Mais de mil litros de agrotóxicos falsificados foram apreendidos pela Polícia Civil, no depósito de uma transportadora localizada no Distrito Industrial de Cascavel. A carga foi encontrada na última segunda-feira (11), mas o balanço só foi divulgado nesta quinta-feira (14).

A ação foi executada pelos policiais do Setor de Investigação de Crimes Contra a Economia, Fraudes e Estelionato (Sicrefe), da 15ª Subdivisão Policial, em continuidade a Operação Safra. Os agentes já estavam monitorando o produto, que faz parte de uma carga maior, com sete mil litros, apreendida em dezembro de 2015.

A empresa, onde a mercadoria foi encontrada, foi vítima dos fraudadores e enviaria a carga para São Paulo (SP), para devolução. Segundo o delegado que coordena as investigações, Ademair da Cruz Braga Júnior, os fatos ainda estão sendo apurados em Inquérito Policial. “Nesta apreensão foram detectadas fraudes desde o produto até a embalagem e rotulagem. Isso causaria ao fabricante e agricultores um prejuízo de R$150 mil, caso tivesse seu curso normal de comercialização e uso. Sem contar os demais problemas ambientais e de saúde humana”, explicou o delegado.

 

Operação Safra

A Operação Safra teve início em junho de 2015, com o objetivo de combater a falsificação e adulteração de insumos agrícolas. Até agora, onze pessoas já foram presas e 17 estão sendo investigadas.

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.