Manifestação de alunos bloqueia avenida na RMC

Andreza Rossini


Estudantes secundaristas realizam uma manifestação na tarde desta quinta-feira (27) nos dois sentidos da Avenida das Torres, na altura do Portal de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O trânsito de veículos está bloqueado. Os alunos protestam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 que define um limite para os gastos públicos nos próximos 20 anos (inclusive para a educação) e contra a reforma no ensino médio, proposta pelo presidente Michel Temer (PMDB).

O trânsito está parado na região e não há previsão de liberação. A Polícia Rodoviária Federal ainda não informou quantos quilômetros estão com o trânsito parado na região.

Estudantes ocupam colégios estaduais do Paraná desde o dia 03 de outubro. De acordo com o movimento “Ocupa Paraná” são 850 escolas, 14 universidades e 11 núcleos de educação ocupados. A última atualização foi feita na sexta-feira (21), antes do assassinato de um estudante em uma das instituições.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) afirmou, nesta quarta-feira (26), que são 672 escolas ocupadas. Os estudantes realizam hoje uma assembleia para definir os próximos passos do protesto.

Em assembleia realizada na quarta-feira, no colégio José Loureiro, em Curitiba, com representantes de cerca de 600 escolas ocupadas, os estudantes decidiram manter as ocupações.

A assembleia foi realizada para decidir se as escolas seriam desocupadas até o dia 31 de outubro para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A data foi imposta pelo Ministério da Educação para não adiar a realização do exame para os alunos das escolas ocupadas, marcado pra os dias 5 e 6 de novembro em todo o país.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="393890" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]