Mapa aproveita Expodireto Cotrijal para atrair investimentos externos

Mariana Ohde


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) terá forte atuação na Expodireto Cotrijal, que começou no município de Não-Me-Toque (RS), nesta segunda-feira e vai até sexta (10). A feira é uma das maiores do agronegócio brasileiro. No ano passado, a Expodireto movimentou quase R$ 1,6 bilhão em negócios, recebeu mais de 200 mil visitantes e teve a participação de 70 países. O ministro Blairo Maggi visitará a exposição na quinta-feira (9), acompanhado de uma comitiva de embaixadores.

A Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa programou rodadas de investimento, com a participação de investidores e de fundos de investimento estrangeiros e; de negócios, com importadores e expositores da feira; além de seminário de fomento à cultura exportadora no agronegócio e imersão no agronegócio brasileiro, de chefes de missões diplomáticas no país.

Conforme o diretor de Promoção Internacional do Agronegócio do Mapa, Eduardo Sampaio Marques, a atração de investimentos externos, o fomento às exportações de produtos agropecuários e a promoção da imagem do Brasil no exterior são fundamentais para que o agronegócio brasileiro cresça ainda mais: “A Expodireto Cotrijal tem um ambiente de negócios excelente para esse trabalho.”

Abaixo, mais informações sobre os eventos do Mapa na Cotrijal:

1º Investor Road Show – Agro+ Investimentos

O evento visa a apresentar a investidores e fundos de investimento internacionais oportunidades de investimento no agronegócio brasileiro. Serão realizadas rodadas de negócio entre investidores internacionais e pessoas e entidades interessadas em investimentos. São entidades parceiras do Mapa, neste evento, Cotrijal, ApexBrasil, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do estado.
Local: Pavilhão Internacional da Feira
Período: 6 a 7 de março (manhã e tarde)

67º Agroex – Seminário do Agronegócio para Exportação

A iniciativa tem por objetivo fomentar a cultura exportadora no setor, contribuindo para a ampliação da base de exportações, em especial com a inclusão de pequenos e médios produtores de cooperativas. O evento mobiliza atores locais e parceiros institucionais, incluindo governos estaduais e municipais, associações de federações de produtores, universidades e centros de pesquisa e outras entidades do governo federal.
Local: Auditório do Pavilhão Internacional da Feira
Período: 8 de março (manhã e tarde)

Programa de Imersão no Agronegócio Brasileiro (6ª Edição)

O evento tem como finalidade apresentar in loco a experiência de excelência do agronegócio brasileiro a públicos estratégicos, tais como representantes de governos estrangeiros, membros da carreira diplomática brasileira, jornalistas estrangeiros, entre outros, de forma a promover a imagem do agronegócio brasileiro no exterior.
Local: Feira Expodireto Cotrijal
Período: Durante toda a feira

AGTECH

Iniciativa voltada para atrair investimentos para o Brasil na área de agrotecnologia. Serão apresentadas iniciativas em agrotecnologia, a relação entre as grandes empresas e iniciativas de pequeno porte e projetos já estruturados. O evento é realizado pela ApexBrasil, em parceria com o Ministério da Agricultura e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS.
Local: Auditório do Pavilhão Internacional da Feira
Período: 6 de março (a tarde)

Projeto Comprador Nacional e Internacional da Expodireto

A rodada de negócios coloca participantes da feira frente a frente com oportunidades do mercado. Empresas com interesses comuns terão a chance de se conhecer, formar parcerias e aumentar as possibilidades de interação comercial. Representantes de grandes empresas nacionais e internacionais vão conversar com representantes de micro e pequenas empresas em espaço preparado para o encontro. A iniciativa é do Sebrae, em parceria com o Ministério da Agricultura e a Cotrijal.
Local: Pavilhão Internacional da Feira
Período: Negociações com grandes empresas internacionais (8 de março – manhã e tarde) – Negociações com grandes empresas nacionais (9 de março – manhã e tarde)

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal