“Matéria Escura” fica em exibição até este domingo (11) no MON

Guilherme Grandi


Com Metro Jornal

A exposição “Matéria Escura”, do artista Manoel Veiga, está chegando aos seus últimos dias de exibição no Museu Oscar Niemeyer.

De curadoria de Galciani Neves, a mostra está em cartaz no museu desde o dia 16 de março e reúne 33 fotografias impressas sobre tela que retratam as obras de um dos pintores mais renomados da Itália, Caravaggio. Radicado em São Paulo, Manoel Veiga apaga todos os elementos e cores que o pintor usava para construir as suas cenas, e deixa apenas os tecidos, como roupas e cortinas.

Contabilizando 55 mil visitantes desde que entrou em exibição, a mostra recebe o nome “Matéria Escura” para fazer referência a um novo tipo de matéria que não interage com a luz e que representa cerca de 80% do universo. O trabalho de Veiga, que teve início há seis anos, reflete a forma com a qual Caravaggio arquitetava a dramaticidade em suas obras e busca, através da ausência de alguns elementos, simular outros intervalos de espaço, outras fronteiras entre personagens e outra profundidade fazendo uso do trabalho do pintor italiano.

Serviço:
“Matéria Escura”, de Manoel Veiga
Exposição termina neste domingo (11), no Museu Oscar Niemeyer
Rua Mal. Hermes, 999, Centro Cívico
Horário de visitação: terça a domingo, das 10h às 18h.
Ingressos a R$ 16 (meia disponível).

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="6957" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]