‘Matéria Escura’ traz fotografias em tela inspiradas no trabalho do pintor italiano Caravaggio

Guilherme Grandi


Com Metro Curitiba

Foi aberta nesta semana a exposição inédita do artista Manoel Veiga, ‘Matéria Escura’, no Museu Oscar Niemeyer. A mostra é inspirada nas obras do pintor italiano Caravaggio e, através de um processo de releitura, Veiga transforma as pinturas em fotografias impressas em tela, eliminando as cores e deixando apenas os tecidos com que o italiano construía suas cenas.

“Decidi unir a tecnologia e usar o photoshop para transformar essas fotos. O público pode identificar um corpo, ou arquitetura ou um objeto. Muitas vezes é algo abstrato, para deixar espaço para a interpretação”, explica Veiga. Essa fusão de fotografia e pintura vem da paixão do artista pelas duas formas de arte, que conversam entre si.

“Comecei com a fotografia, e gosto de unir o computador com a arte para criar algo diferente”, conta o artista. Segundo Veiga, cada foto tem a sua individualidade. Apesar de retratar as obras de Caravaggio, a mostra procura
trazer novos olhares e novos aspectos sobre cada obra. “Cada fotografia tem a sua individualidade. Tento passar algo novo em cada uma delas, dentro do universo do Caravaggio”.

Além da mostra, também foi lançado um livro que revela os 23 anos de carreira do artista plástico, reunindo algumas
de suas séries de pinturas e fotografias, como ‘Hubble’, ‘Universos’ e a própria ‘Matéria Escura’. As obras únicas de Veiga muitas vezes revelam muito mais sobre o espectador do que sobre a própria arte, já que a interpretação fica a cargo do olhar de cada um.

Sobre o título ‘Matéria Escura’, o artista explica que refere-se a um novo tipo de matéria, que não interage com a
luz. “A sua presença só é notada justamente por todos os tecidos e objetos que parecem flutuar ao redor dela”. Curitiba é a primeira cidade a receber a mostra e o lançamento do livro.

Serviço:
“Matéria Escura”
Em cartaz no Museu Oscar Niemeyer até 11 de junho
Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico
Horário de atendimento: terça a sexta, das 10h às 18h.
Ingressos a R$ 12 (meia disponível).

Previous ArticleNext Article