Sem categoria
Compartilhar

Mercado de Orgânicos de Curitiba celebra oito anos neste domingo

Neste domingo (12), o Mercado de Orgânicos de Curitiba completa oito anos de funcionamento. Para festejar a data, a Secr..

Mariana Ohde - 10 de fevereiro de 2017, 10:46

Foto: Maurilio Cheli/SMCS
Foto: Maurilio Cheli/SMCS

Neste domingo (12), o Mercado de Orgânicos de Curitiba completa oito anos de funcionamento. Para festejar a data, a Secretaria Municipal de Abastecimento e Agricultura e a Associação de Permissionários Estabelecidos no Mercado Municipal (Ascesme) vão promover, de quarta (15) a sexta-feira (17), a Semana do Setor Mercado de Orgânicos – Aniversário de 8 anos.

Nos três dias, das 9 às 17 horas, estão programadas aulas-show e uma exposição com os produtos comercializados nos boxes e bancas.

Entre os chefs, nutricionistas e celebridades que darão dicas nas aulas-show está a curitibana Pati Bianco, do blog Fru-Fruta, com 600 mil seguidores no Instagram. A designer tornou-se febre nas redes sociais por ser alérgica a ovo e a leite e dividir descobertas do mundo da culinária saudável. As aulas-show vão ocorrer às 13 horas.

Na quarta-feira (15), também será oferecido um bolo de oito quilos para o público e, no dia 17, às 15 horas, será feito o sorteio de uma cesta de produtos orgânicos entre todos os visitantes do evento que se cadastrarem. A programação é gratuita e não precisa de inscrição.

Estrutura

Nos 22 boxes e bancas, a ampla oferta de produtos livres de agrotóxicos e aditivos químicos é o diferencial que atrai cerca de mil pessoas por dia. Quem percorre o espaço, de 1,2 mil metros quadrados, pode levar para casa uma variedade de hortifrutigranjeiros, cereais, especiarias, carnes, roupas e até cosméticos, além de saborear os cardápios de um restaurante, um café e uma lanchonete.

Como saber se é um produto orgânico?

Mais do que estar livre de agrotóxicos, os alimentos orgânicos, sejam in natura ou processados, precisam passar por constante processo de auditoria para serem certificados como, de fato, orgânicos. O selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica garante que um produto processado ou embalado está mesmo de acordo com a lei.

Para receber o selo, o Ministério da Agricultura, por meio de certificadoras, garante que um produto não recebeu adubos químicos, agrotóxicos, hormônios, antibióticos, insumos geneticamente modificados, radiação ou qualquer aditivo sintético. Produtos a granel devem ter uma identificação, como plaquinhas indicando que também estão em conformidade.

Os orgânicos são sustentáveis?

Sim. A produção orgânica segue os princípios agroecológicos, com uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais. Na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias, como fertilizantes sintéticos, antibióticos (no caso das carnes), agrotóxicos e transgênicos, que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente.

Custo-benefício

No sistema orgânico, é preciso buscar uma solução que não envolva produtos sintéticos (antibióticos e adubos químicos, por exemplo) que barateiam a produção dos alimentos convencionais. A diferença de filosofia também retrata os diferentes sistemas de produção. Por depender essencialmente de capinas manuais e de controles alternativos de pragas e doenças, a produção orgânica exige um grande volume de mão de obra.

Além disso, o maior custo de adubos orgânicos, o menor volume transportado e a menor durabilidade tornam o produto final mais caro. Assim, o sistema orgânico produz de forma mais saudável, porém em menor quantidade. O volume menor afeta diretamente a distribuição e o preço final, além do custo de certificação (que inclui o rastreamento da produção).

Os preços dos orgânicos baixaram consideravelmente, nos últimos anos, mas os custos sempre serão mais elevados que os da agricultura convencional. Nesse caso, a escolha do consumidor não deverá se basear no preço, mas sim por ingerir alimentos e produtos processados livres de fertilizantes sintéticos solúveis, antibióticos (no caso das carnes, por exemplo), agrotóxicos e transgênicos.

Boxes e bancas do Mercado de Orgânicos de Curitiba

Espaço Orgânico

Hortifrutigranjeiros, como tomate, alface, temperos, banana, repolho, limão, abacaxi, laranja e maracujá, fazem parte do mix de produtos. A banca também vende ovos e feijão.

Nico’s Empório Orgânico

Oferece uma ampla variedade em orgânicos, como temperos, bebidas, grãos, cereais, conservas, cookies, geleias, queijo, mel, pimentas, pratos prontos, congelados e xaropes.

Nico’s Café Orgânico

Serve pratos totalmente feitos com produtos orgânicos. Desde o grão utilizado no café até o vinho servido, são livres de agrotóxico. A casa tem selo do Tecpar.

Annapurna

O box comercializa diversos produtos 100% orgânicos certificados, como refeições congeladas, pães, bolos, temperos (pimentas, manjericão, gengibre e urucum) e bolachas.

Restaurante Ohana

Aberto para almoço, a casa oferece um bufê com saladas frescas, quiches de diversos sabores, carnes, salmão e peixe-galo frito com gergelim.

Kombitem Orgânicos

Tomate, alface, temperos, banana, repolho, limão, abacaxi, pimentão, laranja e maracujá fazem parte do mix de produtos. Trabalha ainda com alfaces salanovas (alface baby).

Couve & Flor

A banca vende produtos orgânicos de pequenos agricultores de municípios como Colombo, Araucária, Piraquara, Cerro Azul, Adrianópolis, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba.

Taurino’s Organic

O açougue orgânico vende carnes desossadas e a vácuo (como contrafilé, costela, carne moída e picanha) e frango congelado. O hambúrguer é o carro-chefe da casa.

Capulho

A loja é especializada em roupas e acessórios, para crianças e adultos, confeccionados com algodão orgânico e tingidos naturalmente com sementes e vegetais.

Box 511

Vende frutas, verduras e legumes como tomate, alface, temperos, banana, repolho, limão, abacaxi, laranja e maracujá.

Natural Market

O box comercializa produtos orgânicos, funcionais, sem glúten e sem lactose, nacionais e importados.

Biossana Orgânicos

O local vende produtos orgânicos e livres de lactose, como bebida de arroz em pó, sorvetes, sucos e até refrigerantes.

Cativa Natureza

A marca de cosméticos orgânicos vende cremes faciais e de corpo, sérum, protetor, gel dental, hidratantes, xampus, óleos e BBcream. Em março, chegam os primeiros cosméticos Cativa. Tudo é certificado.

Arte Verde

Lanchonete, oferece salgados orgânicos, com destaque para as disputadas coxinhas, além de café e sucos naturais.

Serviço

Semana do Setor Mercado de Orgânicos – Aniversário de 8 anos

Data: de quarta (15) a sexta-feira (17)

Horário: das 9 às 17 horas

Toda a programação é gratuita e não precisa de inscrição

Local: Mercado Municipal de Curitiba (entrada pela Rua da Paz, 608, Centro)