MON abre mostra com gravuras ‘lado B’ de artistas plásticos europeus

Guilherme Grandi


Com Metro Curitiba

Será aberta nesta quinta-feira (30) a mostra ‘Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras’, da coleção Itaú Cultural, no MON (Museu Oscar Niemeyer). A exposição conta a história da gravura europeia desde o século XV até o XIX, a partir de obras originais de artistas como Martin Schongauer, Eugène Delacroix, Francisco Goya, Edouard Manet e Honoré-Vicotrien Daumier.

São 451 imagens impressas reunidas na mostra. Elas mostram de forma didática as diferentes técnicas utilizadas pelos artistas ao longo dos séculos. Essas obras são divididas em núcleos, cada um deles representando um século, com textos explicativos para situar o visitante. As gravuras foram originadas das mais variadas técnicas, entre elas a xilogravura, uma das primeiras que surgiram, a partir do século XV.

Essa modalidade se utiliza da grafia em madeira, em que o artesão esculpe um desenho para que a peça sirva como uma espécie de carimbo. Outra técnica abordada é a grafia em metal e seus mais diversos tipos, além da litografia, modalidade em que envolve a criação de marcas em uma pedra a partir de um lápis gorduroso, utilizando o recurso de repulsão entre água e óleo.

Entre os destaques de Imagens Impressas estão 17 peças do artista e caricaturista francês Honoré-Victorin Daumier. Cinco delas são exibidas pela primeira vez desde a sua aquisição. Dele, há também o original de uma charge publicada no jornal Le Charivari, um dos principais veículos franceses no período. A imagem é exposta de forma perpendicular à parede em uma moldura de acrílico, de modo a estar visível igualmente a parte de trás da folha do jornal, com notícias e anúncios.

A gravura mais antiga em exibição na mostra é Cristo Carregando a Cruz, feita em 1475 por Martin Schongauer, um dos primeiros gravuristas de que se tem notícia. Vale ressaltar também as ilustrações realizadas por Gustave Doré, no século XIX, para o livro ‘A Divina Comédia’, de Dante Alighieri.

A mostra fica em cartaz até 23 de julho.

Serviço:
Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras
Abertura quinta, dia 30, às 19h, no Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico
Ingressos a R$ 12 (meia disponível).

Previous ArticleNext Article