Tecnologia irá combater onda de assaltos a lojas de celulares, afirma secretário

Jordana Martinez


Uma reunião entre representantes de shoppings, da Associação Comercial do Paraná, do setor de telecomunicações com a Secretaria de Segurança Pública (SESP) discutiu, nesta sexta-feira (07) medidas para combater a onda de crimes envolvendo roubo de celulares em Curitiba e região.

A Sesp anunciou que irá aumentar a ronda ostensiva e preventiva da Polícia Militar e combater a receptação.  Outra solução seria integrar as câmeras de segurança dos Shoppings e Centros Comerciais com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

Para o secretário Wagner Mesquita, o uso da tecnologia deve garantir mais eficiência nas investigações. A Secretaria está em contato com as telefonias e com a Anatel para inutilizar aparelhos roubados.

Mesquita afirma que além de inibir a ação de criminosos, esse tipo de ferramenta poderia facilmente ser integrada à rede de vigilância pública.

“A tecnologia avança de uma maneira muito rápida. As empresas têm mais facilidade de instalar esses equipamentos no seu comércio e disponibilizar informação, porque o que a polícia precisa é de informação em momentos como esse. E o que nós queremos é integrar essas câmeras no centro de controle onde ali temos policiais civis, militares, bombeiros, guardas municipais, trabalhando em conjunto, e podem ter acesso imediato à informação”, afirmou.

O secretário fez questão de esclarecer que a polícia não fará o monitoramente dessas gravações, mas que teria pronto acesso a elas quando necessário. Mesquita evitou comentar possibilidades que vem sendo levantadas, como a instalação de detectores de metal em shoppings. Afirmou que o governo do estado está focado em combater o crime organizado e não incentivar a criação de obstáculos que não reduzirão a violência.

Desde a segunda-feira da semana passada (27) foram ao menos oito os casos de roubos que tiveram como alvos lojas de diversos shoppings da cidade e também hipermercados. O roubo mais recente foi no final da manhã desta sexta-feira (07) no Condor do Bom Retiro.

Previous ArticleNext Article
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.
[post_explorer post_id="423839" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]