Museu Paranaense é palco de 5 lançamentos nesta terça (19)

Guilherme Grandi

Com Metro Jornal

O Museu Paranaense recebe nesta terça (19) o lançamento de cinco livros das coleções “Teses do Museu Paranaense” e “Histórias do Paraná”.

A obra “Vulnerabilidade, resiliência e cultura: comunidades quilombolas no Paraná e o Varzeão”, do autor Jurandir Souza, aborda a história das comunidades descendentes de negros no Paraná. Nesta publicação, também são abordadas as condições atuais da comunidade Varzeão, localizada no município Dr. Ulysses, interior do estado.

Em “O Macabeu: Imigração e identidade judaica no Paraná”, de Michel Ehrlich, é feita uma discussão sobre os judeus no Brasil, especificamente em Curitiba. Na obra, o autor traça o processo de construção da identidade moderna judaica, aliando o mesmo ao caso específico da comunidade judaica na cidade de Curitiba.

No livro “Entre sapatos e livros: A trajetória de um sapateiro na militância comunista em Paranaguá, PR 1935 a 1964”, o escritor Thiago Possiede traz a história do sapateiro Antonio Rocha, que, por meio dos seus livros, atravessou continentes, travou lutas políticas e tornou-se orientador dos estudantes da cidade, que iam visitá-lo para realizar trabalhos acadêmicos.


Na obra “Política entre razão e sentimentos: a militância dos comunistas no Paraná 1945 – 1947”, a autora Cláudia Monteiro traz uma demonstração das motivações compartilhadas pelos membros do Partido Comunista em seus 2 anos de existência legal.

Já em “Imaginário da formação do IV Reich: América Latina após a 2ª Guerra Mundial”, Marcos Meinerz apresenta uma hipótese de que Hitler ainda está vivo e escondido na América Latina, conspirando para formar o IV Reich.

Serviço:
Terça (19) às 17h no Auditório Loureiro Fernandes do Museu Paranaense.
Entrada gratuita.

Post anteriorPróximo post
Comentários de Facebook