Sem categoria
Compartilhar

Museus celebram semana comemorativa com ações especiais até domingo (21)

Com Metro JornalComeçou nesta segunda (15) a programação da 15ª edição da Semana Nacional de Museus, evento que vai cont..

Guilherme Grandi - 15 de maio de 2017, 15:05

Crédito: divulgação
Crédito: divulgação

Com Metro Jornal

Começou nesta segunda (15) a programação da 15ª edição da Semana Nacional de Museus, evento que vai contar com a participação de 1.070 instituições de todo o Brasil que comemoram o Dia Internacional do Museu em durante uma semana cheia de programações especiais.

Com palestras, oficinais, exposições e exibições de filmes, a edição deste ano tem como tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus, oferece cerca de três mil atividades especiais a fim de aproximar a população dos museus.

Em entrevista ao Metro Jornal, a chefe de Promoção Museal do Ibram, Sylvana Lobo, contou que a Semana de Museus já se tornou tradição na agenda de muitas instituições museológicas do país, que estão cada vez mais engajadas no evento. “Tem muita ação educativa, visitas mediadas, palestras, mesas redondas e debates. A semana é muito importante para divulgar e dar visibilidade aos museus, e uma das consequências deste evento é o aumento do público nestas instituições, que ficam mais evidentes e presentes na sociedade, estimulando uma aproximação por parte dos museus em relação ao público, e o desenvolvimento de atividades para a comunidade”.

Entre os museus participantes do evento, estão na programação desde instituições que resgatam a trajetória de grupos minoritários marginalizados ao longo da história, até as que propiciam experiências sensoriais, com atividades pedagógicas e lúdicas.

Com uma diversidade de linguagens, propostas e temáticas, a Semana Nacional dos Museus se estende até domingo. Do Paraná, 56 entidades museológicas participam do evento. Veja a programação completa em Curitiba.