“Nataleluia” completa 20 anos com retrospectiva de duas décadas de espetáculo

Jordana Martinez


Cerca de mil voluntários já estão trabalhando para dar vida ao “Nataleluia”, espetáculo produzido pela Primeira Igreja Batista de Curitiba, que neste ano completa duas décadas de existência. A produção, que já faz parte do calendário oficial de Curitiba desde 2014, por meio de lei, prevê casa cheia, como sempre ocorre. As apresentações começam na quarta-feira, dia 20 de dezembro, e vão até sábado, dia 23, sempre às 20 horas, no templo da Igreja, localizado na rua Bento Viana, 1200, no bairro Batel.

Segundo o líder do Ministério de Adoração, pastor Paulo Davi e Silva, o objetivo do espetáculo é resgatar o significado do Natal. “Nós percebemos que poderíamos realizar algo maior e levar a mensagem do Natal de uma maneira mais contemporânea, então saímos da história tradicional do nascimento de Jesus e passamos a mostrar o que isso representa atualmente na vida das pessoas”, destaca.

De acordo com o diretor artístico do espetáculo, Samuel Barros, a narrativa deste ano faz um resgate dos principais personagens, como a simpática tia Flora, com sua curiosidade; o pequeno Pepe, que procurava um lugar para depositar seu coração, e a marcante e egocêntrica Violeta Caron, que tentava resgatar seus valores. “Voltam ao palco alguns personagens que marcaram esses 20 anos. Também retornam as canções que fizeram história nessas duas décadas e alguns grupos que não participavam mais, como o conjunto de sinos”, antecipa.

São mil pessoas envolvidas no espetáculo, dentre elas atores, músicos, cantores, bailarinos e outros profissionais como roteiristas, cenógrafos, maquiadores e publicitários. De acordo com o líder do Ministério de Comunicação da PIB, Albert Martins de Oliveira Filho, o evento, que já foi realizado em diversos lugares de Curitiba, neste ano terá como palco, novamente, o templo da Igreja. “Nós já apresentamos o espetáculo em vários palcos como, por exemplo, na Ópera de Arame, que é um ponto turístico da cidade. Mas neste ano, quando comemoramos 20 anos de espetáculo, a apresentação será na Igreja, em nossa casa, que receberá cenografia e iluminação especiais”, explica.

Os ingressos para o Nataleluia custam R$ 10 e podem ser adquiridos na Livraria Evangélica de Curitiba, que fica dentro da PIB. Parte do dinheiro arrecadado será destinado para a Associação Batista de Ação Social (ABASC) que comprará alimentos para montagem de cestas que serão distribuídas para famílias em situação de vulnerabilidade. No ano passado foram sete toneladas de alimentos distribuídos. A expectativa deste ano é chegar aos 8 mil quilos.

LINHA DO TEMPO

1997 – Maravilhas de um Natal de amor

O espetáculo contou com a participação do Ministério dos Surdos. Para tornar a encenação mais realista, o evento apresentou a montagem de um presépio vivo.

1998 – Natal em sua casa – Jesus no coração

O público encantou-se com uma família formada por três gerações. A cativante e curiosa tia Flora, que não conhecia a verdadeira história do Natal, foi destaque na apresentação. Com ajuda de um pequeno garoto, do coral, da orquestra e do teatro, tia Flora compreendeu o significado da data.

1999 – Natal é Deus por nós

Neste ano, o evento contou com um belíssimo musical: orquestra de sinos, conjunto de pandeiros, 12 teclados, além de teatro, dança, coro Nataleluia e orquestra sinfônica.

2000 – Natal inesquecível

Com uma nova história, tia Flora retornou aos palcos na companhia de suas sobrinhas. Um livro gigante, colorido e com vários personagens, abriu suas páginas para contar a história de Natal e o plano de salvação.

2001 – Bem-vindo ao nosso mundo

Em 2001, ano que entrou para a história por conta do atentado terrorista às Torres Gêmeas, o Nataleuia falou da vida de Jesus Cristo e fez um paralelo com os tristes acontecimentos.

2002 – A Glória do Senhor

O espetáculo focou no maior presente dado por Deus: Jesus Cristo. Neste ano, 22 canções natalinas foram adaptadas para os palcos.

2003 – Revivendo a essência do Natal

Em 2003, o espetáculo foi um verdadeiro circo: de maneira divertida, cinco contadores de história encantaram o público com a essência do Natal.

2004 – Jornada da esperança

Os espectadores viajaram pelo tempo na fantástica jornada da esperança. Na história, o nascimento de Jesus foi representado aqui no Brasil, em Belém do Pará. O espetáculo ainda teve a apresentação do Nataleluia Kids.

2005 – O propósito do Natal

Uma cruz feita de luzes marcou o ponto alto da apresentação. A história apresentou um escritor que buscava o sentido da vida nos livros e no conhecimento, mas que só encontrou paz no amor de Jesus.

2006 – Uma noite de milagres

Em 2006, uma moça e uma senhora, que estão hospitalizadas, têm suas vidas mudadas na noite de Natal.

2007 – Natal do coração

O personagem Pepe encantou várias pessoas com a sua incansável busca por um lugar para depositar o coração. Em plena época de Natal, ele relembrou a história do nascimento de Jesus e descobriu o que representa a vinda do Messias.

2008 – Natal de luz

A tecnologia ganhou os palcos. Os Reis magos chegando de bicicleta para adorar Jesus e um presépio representado por figuras geométricas marcaram este ano de Nataleluia.

2009 – Além do espetáculo

A história foi vivenciada por Demétrio, um ator que apresenta o auto de Natal, mas que não vivencia a experiência em sua casa com a esposa e filhos. Com a ajuda de atrapalhados contrarregras, ele tentou fugir do mundo da ficção.

2010 – Violeta Caron: de volta para a casa

O roteiro de 2010 trouxe a história de uma jovem que sai do anonimato e ganha um programa de auditório. Tomada pelo egocentrismo, Violeta Caron retorna à sua casa em busca de sua essência e valores.

2011 – Noite de esperança

Na edição de 2011, a iluminação teve seu destaque, assim como a tecnologia de projeção chamada mapping. Todo o conceito do espetáculo, desde cenários até figurino, foi baseado no Cubo Rubik, ou Cubo mágico.

2012 – Nasce a esperança

Três personagens são apresentados: Augusto, Sofia e Marina. Cada um deles ganhou de presente um livro mágico, que os levou a uma viagem ao passado, ao encontro de previsões feitas pelos profetas Isaías, Jeremias e Miqueias.

2013 – Natal do coração

Em 2013, a história foi sobre um menino que era apaixonado por futebol, e tinha o sonho de ser jogador da seleção brasileira. No meio do caminho enfrentou muitos obstáculos até perceber a importância de Jesus na sua vida.

2014 – Natal de histórias

Natal de histórias foi o tema do Nataleluia de 2014. Nele, três personagens encontraram-se para ouvir histórias de Jesus Cristo.

2015 – As cores do amanhã

A história mostrou as aventuras de Aurora e seu irmão Felipe, que vivem em uma cidade cinza e triste onde ser feliz era proibido. Mas uma nova e colorida cidade surge. Neste local, eles aprenderam a cantar, sorrir, brincar e o verdadeiro significado do Natal.

2016 – O Encontro

O Nataleluia de 2016 falou sobre encontro. Encontrar Jesus. Em uma pousada, muitas vidas cruzaram-se e ali descobriram o quanto precisam se encontrar com Jesus. O espetáculo foi rico em iluminação e painéis de LED.

Sobre o Nataluluia

Idealizado no ano de 1997, pelo pastor Marcílio de Oliveira Filho, falecido em 2005, a ideia do espetáculo era propagar o amor de Jesus Cristo além dos muros da Igreja. Naquela época, a estrutura da produção era menor e a quantidade de voluntários também. Com o tempo o espetáculo foi crescendo e alcançando mais público, até que chegou à marca de mil voluntários envolvidos em sua realização e 20 mil espectadores nos dias de apresentação.

Sobre o Primeira Igreja Batista de Curitiba

A PIB Curitiba conta com cerca de 10.000 membros e uma equipe pastoral comprometida e atuante. A visão da igreja é “levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus, amar e servir ao próximo, e fazer Jesus conhecido de todos os povos, no poder do Espírito Santo”. A instituição religiosa possui como pastor titular, há 26 anos, Paschoal Piragine Júnior, autor de diversos livros e presidente da ABASC (Associação Batista de Ação Social), entidade responsável pelas atividades humanitárias praticadas pela Igreja.

Serviço:

Nataleluia: 20 anos de histórias

Dias: 20, 21, 22 e 23/12

Horário: 20 horas

Local: Templo da PIB Curitiba – Rua Bento Viana, 1200 – Batel

Ingressos: R$ 10, à venda na Livraria Evangélica sede PIB Curitiba

Previous ArticleNext Article
Jordana Martinez
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.