Novo teatro de Curitiba inaugura com cinco espetáculos produzidos por mulheres

Guilherme Grandi


Com uma temática voltada para a produção cênica realizada por mulheres, a companhia Ave Lola inaugura seu novo teatro com uma mostra especial durante o Festival de Teatro de Curitiba. Entre os dias 29 de março e 09 de abril, serão encenados cinco espetáculos baseados no tema “Mulheres e Identidade”. Ao todo, são duas estreias nacionais de companhias de Minas Gerais e do Rio de Janeiro (com uma coprodução francesa), além de música, artes visuais e debates sobre arte.

Três companhias convidadas farão parte da mostra. A comédia “BUMM”, do Arande Coletivo de Belo Horizonte (MG), por exemplo, conta a história de quatro mulheres que vivem confinadas em uma sala após uma grande explosão digna de um apocalipse. Já o infantil “SOLI – O aniversário inesperado”, é uma coprodução da Farândola Teatro (França) e Cia que faz uma mímica corporal dramática de objetos animados de uma forma lúdica e com muito humor. E, por fim, a comédia “EPA! Estudos para quase nada”, da mesma companhia, faz um mergulho no universo do teatro contemporâneo de Samuel Beckett, conhecido dramaturgo irlandês.

Além dos convidados, a própria companhia Ave Lola também apresenta seus espetáculos. Uma das produções, a obra “O Malefício da Mariposa”, é a montagem de estreia da trupe que agora ganha uma nova roupagem. A mesma companhia apresenta o espetáculo mais recente, “Nuon”, que trata da história do Camboja com um tom mais poético no tratamento deste episódio cruel do país.

Debates
O debate “Encontro de Mulheres de Teatro”, no dia 5 de abril, propõe um bate papo sobre o lugar da mulher no teatro contemporâneo. Participam as artistas Inês Peixoto, Lydia Del Picchia e Gilma Oliveira (do Grupo Galpão, de Belo Horizonte, MG), Fabianna de Mello e Souza, da Cia. Os Bondrés, sob a mediação de Ana Rosa Tezza, da Trupe Ave Lola.

Antes do bate-papo será exibido o documentário “Mulheres de Teatro”, que conta a trajetória de sete mulheres que consolidaram as suas carreiras na cena teatral curitibana. A cantora e compositora Karla Izidro fará o encerramento do encontro com uma apresentação musical.

Já no dia 6 de abril, os artistas visuais paranaenses André Coelho e Sandra Hiromoto, que possuem obras em muros de Curitiba, participam do bate papo “As artes visuais e a cidade – o processo de criação do artista”.

Veja a programação:

Espetáculos:
“O Malefício da Mariposa”
Dias 29 e 30, às 19h30. Dias 31, 1/4 e 2, às 17h.

“BUMM”
Dias 31, 1/4 e 2, às 20h.

“Nuon”
Dias 3 a 6, às 19h30.

“Soli – o aniversário inesperado”
Dias 5 a 9, às 11h.

“EPA! Estudos para quase nada”
Dias 7 a 9, às 19h30.

Debates:
“Encontro de Mulheres de Teatro”
Dia 5, às 15h30.

Bate papo “As artes visuais e a cidade”
Dia 6, às 15h30.

Serviço:
“O Teatro das Mulheres”
De 29 de março a 9 de abril no Ave Lola Espaço de Criação
Rua Marechal Deodoro, 1227, Centro
Ingressos dos espetáculos: pague quanto vale (distribuição no local uma hora antes)
Entrada gratuita nos debates
41 2112-9924

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="4692" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]