“O conto na sala de aula” ajuda professores no ensino da literatura

Guilherme Grandi


A Editora InterSaberes e a Escola de Escrita promovem na próxima terça-feira (17) um bate-papo sobre o ensino do gênero textual conto com o doutor em língua portuguesa Ernani Terra, que possui mais de 30 livros publicados. A mediação fica por conta da diretora da Escola de Escrita, Julie Fank. Na ocasião, será lançado o livro “O conto na sala de aula” (Ed. InterSaberes), obra mais recente de Terra, escrita em parceria com a autora Jessyca Pacheco.

Destinado a professores e futuros professores, o livro explora elementos do discurso literário, como a espacialização, a temporalização e a organização narrativa, a partir do gênero conto. “Dois fatos me levaram a escrever essa obra: a constatação de que os estudantes chegam ao ensino superior com sérias deficiências na leitura, mesmo de textos simples, e os inúmeros pedidos por parte de colegas professores para que produzíssemos um material que pudesse orientar seu trabalho pedagógico e no qual os temas recebessem um tratamento mais prático”, explica Terra. Cada capítulo do livro conta com sugestões de leituras e atividades para a aplicação dos conceitos estudados.

Ernani Terra é bacharel em Direito e doutor em Língua Portuguesa. Em seu pós-doutorado, desenvolveu pesquisas sobre o texto literário com fundamento na semiótica de linha francesa. É professor de língua portuguesa, literaturas de língua portuguesa, leitura e produção de textos. Possui mais de 30 livros publicados.

Jessyca Pacheco é escritora e pesquisadora na área de literatura. É autora, com Ernani Terra, do artigo científico “Espacialização e sentido em Intimidade, de Edla Van Steen: uma análise semiótica”. Seu livro de estreia, “Matéria derradeira”, foi lançado em 2015 pela Editora Córrego.

A mediadora, Julie Fank, é graduada e mestre em Letras e doutoranda em Escrita Criativa. É fundadora e diretora da Escola de Escrita, sediada em Curitiba (PR), e ministra oficinas de escrita criativa e aperfeiçoamento textual e linguístico em todo o Brasil.

Serviço:
Lançamento do livro “O conto na sala de aula” e bate-papo com o autor Ernani Terra
Terça (17), às 19h, na Livrarias Curitiba do ParkShopping Barigui
Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, Mossunguê

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="8839" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]