O mestre do terror na Cinemateca a partir desta terça (17)

Guilherme Grandi


Com Metro Jornal

A Cinemateca de Curitiba apresenta a partir desta terça (17) a mostra “L’Oro di Argento”, que contempla o trabalho do diretor italiano Dario Argento.

Realizada pelo Consulado Geral da Itália, a mostra apresenta ao público uma seleção de 10 filmes de Dario Argento, um dos grandes representantes do gênero giallo, que se baseia em histórias de assassinatos em série.

O evento exibe os principais filmes dirigidos pelo cineasta entre 1970 e 1996, como “Tenebre” e “A Mansão do Inferno”, além de debates que põem em discussão as produções do roteirista, conduzidos pelo crítico de cinema Marden Machado e pelo diretor cinematográfico Paulo Biscaia Filho.

Um dos grandes mestres do cinema de terror, Argento deu início a sua trajetória cinematográfica nos anos 70, e, desde então, fez 22 filmes como diretor, e 40 títulos como roteirista.

Por sua extensa filmografia, as produções do cineasta italiano exercem uma grande influência no cinema de terror moderno devido aos seus roteiros com caráter de mistério, suspense, policial e terror que abriram espaço para o gênero no cinema dos anos 70.

São destaques do trabalho de Dario Argento o filme “O Pássaro das Plumas de Cristal”, primeira direção do roteirista, que explorou uma tensão psicológica e visceral, que até então era desconhecida no cinema, e o filme “Giallo: Reféns do Medo”, produção que homenageia o gênero giallo, que o consagrou na história do cinema.

Nesta terça (17), às 18h30, acontece o coquetel de abertura da mostra de cinema e da exposição “L’Oro di Argento”, que reúne os principais títulos do diretor. A exibição dos filmes na Cinemateca de Curitiba e vai até sábado, com entrada franca.

Veja a programação:

Terça (17):
– ‘O Gato de Nove Caudas’ às 15h,
– ‘O Pássaro das Plumas de Cristal’ às 17h, coquetel de abertura às 18h30
– ‘Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza’, às 19h30.

Quarta (18):
– ‘A Mansão do Inferno’ às 15h
– ‘Suspiria’ às 17h

Quinta (19):
– ‘Tenebre’ às 15h e ‘Phenomena’ às 17h.

Sexta (20):
– ‘Síndrome Mortal’ às 15h
– ‘Terror na Ópera’ às 17h.

Sábado (21):
– ‘Prelúdio Para Matar’ às 15h30

Cinemateca – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="8882" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]