Orquestra encena obras de compositores russos neste sábado (10)

Guilherme Grandi


Com formação exclusiva, o Ensemble de Cordas da Orquestra de Câmara de Curitiba realiza um concerto único sob o som de violinos, violas e violoncelos e direção musical do spalla Winston Ramalho. A apresentação reúne octetos dos compositores russos Reinhold Glière (1875-1956) e Dmitry Schostakovich (1906 -1975), neste sábado (10), na Capela Santa Maria.

A execução do “Octeto para cordas em Ré maior, Op. 5”, de Reinhold Glière, abre o concerto. A obra data de 1900 e foi dedicada a Jan Hrimaly, professor de violino de Glière no Conservatório de Moscou. O Octeto obteve bastante sucesso na sua estreia, e desde então tem sido reconhecido como um dos melhores octetos já escritos.

De Dmitry Schostakovich será apresentada a obra “Duas peças para Octeto de Cordas, Op. 11”, com subtítulo “Prelude” e “Scherzo”. Sobre a composição, Shostakovich haveria dito que era um sinal de que ele estava “se tornando mais modernista”.

Winston Ramalho – O diretor musical Winston Ramalho comanda ainda na próxima semana, de 11 a 17 de junho, o I FestpieleBrazil, um encontro que propõe sete dias de vivência com a finalidade de aprimorar técnica e artisticamente violinistas da nova geração, resgatando a tradição e o papel da capital paranaense como referência de música de cordas no país. Os alunos com o professor se apresentam dia 17, às 19h, concluindo o trabalho realizado na semana, na Capela Santa Maria.

Serviço:
“Ensemble de Cordas – Octetos Russos”
Sábado (10), às 18h30, na Capela Santa Maria
Rua Cosnelheiro Laurindo, 273, Centro
Entrada gratuita.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="6994" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]