Sem categoria
Compartilhar

Orquestra feminina apresenta “Concerto das Rosas” na Ópera de Arame

Uma orquestra formada apenas por musicistas se apresenta nesta quinta-feira (8) na Ópera de Arame, em Curitiba, a partir..

08 de março de 2018, 16:10

Uma orquestra formada apenas por musicistas se apresenta nesta quinta-feira (8) na Ópera de Arame, em Curitiba, a partir das oito da noite. O grupo Ladies Ensemble escolheu o Dia Internacional da Mulher para começar a temporada 2018 do “Concerto das Rosas” que trás no repertório obras de Mozart, Giacomo Puccini e Georges Bizet.

A diretora do projeto Fabíola Bach Akel, diz que criou a iniciativa para dar espaço às mulheres na música. "Mesmo sendo uma boa instrumentista, elas nunca tinham cargo de chefia. Se você pegar as grandes orquestras do Brasil ou fora e pega a pauta anual deles, o número de solistas mulheres é bem menor. Aqui em Curitiba vai ter apenas duas mulheres solando nesse ano. Eu senti essa necessidade de ter um espaço para mulher", conta Akel.

A orquestra é composta por 20 mulheres e regida pelo maestro italiano Alessandro Sangiorgi. Fabíola explica que a escolha de um maestro homem reflete justamente a problemática da falta de espaço para mulheres na área.

A apresentação dessa noite tem uma grande variedade de instrumentos, e inclui viola, violoncelo, oboé, contrabaixo e percussão. O concerto vai ter as participações especiais da acordeonista Maryanne Francescon e da violinista Moara Pessatti. O concerto é de graça, começa às oito da noite, na Ópera de Arame. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do local uma hora antes da apresentação.