Sem categoria
Compartilhar

Orquestra retoma projeto ‘Concerto das Igrejas’ nesta quinta (31)

Com Metro JornalNesta quinta (31), a Orquestra de Câmera da Cidade de Curitiba realiza um concerto na Paróquia São Franc..

Guilherme Grandi - 30 de agosto de 2017, 13:10

Projeto da Camerata Antiqua de Curitiba realiza uma série de apresentações nas igrejas da capital. [foto: Gilson Camargo/divulgação]
Projeto da Camerata Antiqua de Curitiba realiza uma série de apresentações nas igrejas da capital. [foto: Gilson Camargo/divulgação]

Com Metro Jornal

Nesta quinta (31), a Orquestra de Câmera da Cidade de Curitiba realiza um concerto na Paróquia São Francisco de Paula que integra uma nova edição do projeto Concerto das Igrejas.

Realizado desde 2002, o projeto foi idealizado pela Camerata Antiqua de Curitiba e, desde a sua criação, já levou centenas de concertos aos bairros da capital paranaense com o intuito de descentralizar as apresentações do coro e da orquestra da Camerata.

Nesta quinta, o grupo orquestral retoma o projeto e, sob a regência do violinista Winston Ramalho, leva ao público da igreja um repertório composto por uma série de obras clássicas dos mais variados períodos.

Martinho Lutero Kleimann, coordenador da Orquestra de Câmera de Curitiba, contou ao Metro Jornal que o repertório do concerto vai ser bem variado. “A ideia é descentralizar os concertos por uma questão de falta de hábito das pessoas de irem ao centro assistir a Camerata. Nós temos levado obras clássicas, algumas populares de fácil assimilação e peças que já são conhecidas. Para nós, é um repertório bem tranquilo, e nos sentimos muito bem em poder espalhar a arte e a cultura entre as pessoas”.

O concerto faz um apanhado histórico com obras clássicas de compositores brasileiros e estrangeiros. Compõem a apresentação peças como a série “Bachianas Brasileiras”, de Heitor Villa-Lobos, em uma versão adaptada para violino, a canção “Rosa” de Pixinguinha, “Serenata Noturna” de Mozart, além de outras obras de compositores como Johann Sebastian Bach, George Friedrich Händel e Antônio Carlos Gomes.

Ao longo do ano, a Camerata realiza 10 concertos pela cidade, sendo 3 feitos pela orquestra, 3 apresentados pelo coro, e 4 realizados pelo grupo completo.

Serviço:

"Concerto das Igrejas"

Quinta (31), às 20h, na Paróquia São Francisco de Paula

Rua Desembargador Motta, 2500, Centro

Entrada gratuita.