Paraná declara guerra ao narcotráfico

Redação


De um limão se faz uma limonada. Foi isso o que o governador Beto Richa deixou transparecer na solenidade desta segunda-feira, no Palácio Iguaçu. Com um helicóptero apreendido do narcotráfico, o Paraná dá início aos trabalhos do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), criado por decreto no mês de junho e que integra a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil do Paraná.

Decidido a encarar de frente e olho no olho a bandidagem, Richa também anunciou a aquisição de mil viaturas e a locação de outros 200 veículos, que serão utilizados pelas forças de segurança do Estado. Com isso, amplia as ações
do Governo do Estado na área de segurança pública, em especial no combate ao tráfico de drogas. “Certamente vai contribuir para garantir a agilidade e mais eficiência no combate ao crime no Estado. Temos o compromisso de oferecer segurança a cada cidadão paranaense”, disse o governador.

A aeronave que será usada pelo GOA é do modelo Robinson R44, avaliada em mais de R$ 1 milhão. Possui autonomia de três horas de voo e capacidade para até quatro pessoas. O helicóptero foi apreendido durante a Operação Ferrari, deflagrada em junho de 2015 pela Polícia Federal para desarticular uma quadrilha suspeita de tráfico de drogas e com patrimônio estimado em R$ 40 milhões. Dezesseis pessoas foram presas no Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Sergipe.

“É uma ferramenta que vai potencializar o combate ao narcotráfico, aos crimes de furto e roubo e localização de prisioneiros. Vai auxiliar muito nos trabalhos de terra, investigação e vigilância e vem complementar as ações de outros setores da Polícia Civil”, afirmou o secretário Wagner Mesquita. “O Paraná conta agora com mais um braço aéreo, somando seus esforços com o Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar, que foi também uma importante parceira desde o início deste processo”, ressaltou ele.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="487223" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]