Sem categoria
Compartilhar

Passeio leva curitibanos a conhecer o Centro Histórico e os bastidores do Teatro Guaíra

A história de Curitiba, apesar dos mais de 300 anos de fundação, tem um ponto em que se funde com a história do maior te..

Guilherme Grandi - 14 de março de 2017, 09:03

A história de Curitiba, apesar dos mais de 300 anos de fundação, tem um ponto em que se funde com a história do maior teatro do Paraná, o Guaíra. E é isso que será revelado nesta terça-feira (14) pela professora Letícia Geraldi Ghesti, organizadora de um passeio que sairá do Solar do Rosário, no Largo da Ordem, em direção à Praça Santos Andrade e depois aos bastidores do grande palco do estado.

“O objetivo é valorizar o patrimônio histórico e perceber como as pessoas se ligam a isto”, comenta Letícia. “Curitiba tem um grande material histórico que poucos conhecem, muitos prédios tombados contam com visitação e nem todos sabem disso”. Mestranda em Direitos Humanos na PUC-PR, a professora busca discutir o patrimônio histórico.

O primeiro Passeio com História inicia às 14h no Solar do Rosário, o conhecido casarão centenário no Centro Histórico da cidade. Os participantes seguem a pé até o Teatro Guaíra, próximo ao Solar, em um caminho que valoriza a vista de outros prédios históricos da região. O Teatro Guaíra tem uma história que remonta desde o século XIX, quando se localizava no espaço hoje ocupado pela Biblioteca Pública do Paraná. Reinaugurado nos anos 1950, apogeu econômico do Paraná e época de grande evolução cultural. Assinado pelo engenheiro Rubens Meister, precursor da arquitetura moderna no estado, conta com três auditórios que reúnem grandes apresentações tanto de artistas e grupos artísticos locais quanto nacionais e internacionais.

Lá dentro, os participantes irão conhecer os bastidores e as histórias que o grande complexo teatral já viu. Se as pedras e os tijolos falassem, contariam uma porção de 'casos e causos'. Participação a R$ 40 por pessoa (30 vagas disponíveis).

Serviço:

Passeios Com História do Solar do Rosário

Terça, dia 14, a partir das 14h, no Solar do Rosário

Rua Duque de Caxias, 4, Centro Histórico

41 3225-6232