Pet lovers: fim de semana com mostra de gatos e encontro com Spitz Alemão

Guilherme Grandi


Em 2013 eles já eram mais de 22,1 milhões, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Inteligentes, misteriosos e muito atraentes, os gatos vêm conquistando cada vez mais espaço nos lares brasileiros. Por isso, com o objetivo de reunir os cat lovers curitibanos, o HiperZoo promove, neste sábado (16), a 2ª Mostra de Gatos em parceria com o Clube do Gato do Paraná e a marca de rações Premier.

A primeira edição do evento, realizada em fevereiro deste ano, reuniu mais de 2.000 visitantes que puderam conhecer os mais belos felinos dos criadores que compõem o Clube do Gato do Paraná, uma instituição filiada a The Internacional Cat Association (TICA) que tem como objetivos providenciar o registro de filhotes, promover encontros e mostras. Nessa edição, os visitantes poderão ver de perto as raças Persa, Maine Coon, Exótico, Himalaio, American Shorthair, Ragdoll e Sphynx.

“O objetivo dessa mostra é aproximar o público dos principais criadores de gatos do nosso estado, para que possam esclarecer suas dúvidas e conhecer as características dessas raças tão encantadoras”, explica Patrícia Maeoka, sócia-proprietária do HiperZoo. A raça Sphynx, por exemplo, é muito conhecida por parecer não possuir pelos, na verdade possuem uma pequena pelugem, mas poucas pessoas sabem o quanto esses felinos são inteligentes, curiosos e muito carinhosos. Afetuosos também são os gatos da raça Ragdoll, tanto que são indicados para o convívio com crianças. Com pelagem longa, porte grande e lindos olhos azuis, a raça ganhou o nome de “boneca de pano” como referência a sua capacidade de relaxar quando está no colo.

Outro gigante que estará presente é o Maine Coon, famoso pelo seu porte, eterno comportamento de filhote, inteligência e temperamento extremamente doce e carinhoso. Um macho adulto castrado pode chegar a pesar até 10kg (sem ser obeso) e a medir 1,20m. Já o atlético American Shorthair possui pelos curtos, temperamento quieto e destaca-se pela longevidade, saúde e docilidade com crianças e cães. O Persa também promete atrair o olhar dos visitantes por sua pelagem longa e focinho curto que conferem um ar doce a esta raça quieta, educada e que adora a companhia dos seus tutores. Outras duas raças muito parecidas com o persa são o Exótico e o Himalaio. O primeiro tem o focinho como do persa, porém os pelos são curtos e com aspecto de pelúcia. Seu temperamento é carinhoso, alegre e brincalhão. O Exótico ficou muito famoso devido ao personagem Garfield. Já o Himalaio, uma raça criada a partir do cruzamento do Persa com o Siamês, adora brincadeiras e estímulos. Possui os olhos azuis e tem a pelagem longa mas na coloração do gato siamês, a colourpoint.

No mesmo dia também serão realizadas duas palestras dirigidas aos tutores de gatos. A primeira, sobre cuidados na nutrição dos gatos, acontece às 14h e será ministrada pela médica veterinária Amanda Cristina Reguim de Paulo. A segunda palestra, realizada pelo adestrador Rafael Wisneski, acontece às 15h e apresentará o tema “Adequando o ambiente e a rotina para ter um gato feliz”. A entrada para as duas palestras é gratuita. Para apreciar a mostra basta doar 1kg de ração. Cada kg de ração dá direito a 4 ingressos e as doações serão encaminhadas para a ONG Amigo Animal.

Encontro de Spitz Alemão

Já no domingo (17) as estrelas serão os cães da raça Spitz Alemão. Trata-se do 1º Encontro de Spitz Alemão no HiperZoo, um evento que contará com espaço seguro para os cães brincarem livremente e uma piscina de bolinhas. Para os tutores, diversos food trucks participarão do evento garantindo a diversão gastronômica.

O Spitz Alemão é conhecido por seu temperamento brincalhão, ativo, inteligente, curioso e aventureiro. É muito apegado ao tutor e à família, porém essa fofura de pequeno porte e pelagem muito macia, que mais parece um bichinho de pelúcia, não é muito chegado a estranhos. É um cão com instinto protetor muito forte e sempre tenta proteger seus tutores de outros cães e pessoas desconhecidas. Por isso é muito importante socializá-lo desde filhote. Para falar sobre o comportamento do Spitz Alemão, o pet center convidou o adestrador Rafael Wisneski, que ministrará a palestra “Os principais problemas de comportamento do Spitz e como resolvê-los” a partir das 15h. A entrada também é gratuita.

Veja a programação completa:

Sábado, dia 16
10h às 16h – 2ª Mostra de Gatos no HiperZoo
Entrada: 1kg de ração – 4 ingressos para a mostra
14h – Palestra “Cuidados na nutrição dos gatos”, com a médica veterinária Amanda Cristina Reguim de Paulo
Entrada: gratuita
15h – Palestra “Adequando o ambiente e a rotina para ter um gato feliz”, com o adestrador Rafael Wisneski
Entrada: gratuita

Domingo, dia 17
12h às 18h – Encontro de Spitz Alemão
Entrada: gratuita
15h – Palestra “Os principais problemas de comportamento do Spitz e como resolvê-los”, com o adestrador Rafael Wisneski
Entrada: gratuita

Serviço:
Fim de semana Pet
Sábado (16), e domingo (17), na HiperZoo
Rua Desembargador Westphalen, 3448, Rebouças
41 3078-0909

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="8519" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]