Durante o feriado de Carnaval, o Litoral do Paraná vai contar com 89 postos do Corpo de Bombeiros e 661 profissionais. São 644 bombeiros militares e 17 guarda-vidas civis para as mais diversas atividades de prevenção ao perigo.
Os números do reforço para o feriado foram divulgados na quinta-feira (23) pela corporação. São equipes do 8º Grupamento de Bombeiros com o apoio do efetivo de outros grupamentos. Os militares atuam em toda atividade de Defesa Civil, combate a incêndios, atendimentos pré-hospitalares, vistorias preventivas, dentre outras, além das ações de guarda-vidas.
De acordo com o governo do estado, os profissionais estão capacitados e passaram por treinamentos, antes da temporada. Para as atividades, o Corpo de Bombeiros conta com embarcações, motos aquáticas, quadriciclos, caminhonetes e outras viaturas, além do helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas, o BPMoa, que ajuda na agilidade do salvamento e transporte de vítimas.
Neste ano o Corpo de Bombeiros criou um aplicativo de celular para que as pessoas possam ter acesso a informações em tempo real sobre abertura e fechamento de postos de guarda vidas, alertas em relação a águas-vivas, mau tempo, incidência de raios, descargas atmosféricas, e outros serviços.