Polícia ambiental apreende 28 pássaros silvestres em Matinhos

Andreza Rossini

Equipes da Polícia Ambiental apreenderam 28 pássaros silvestres nativos da região litorânea, em uma casa e em um aviário no bairro Tabuleiro, no município de Matinhos, no litoral do Paraná, na manhã desta sexta-feira (16).

A operação foi desencadeada após a PM receber denúncias anônimas sobre a comercialização das aves. O proprietário foi encaminhado para lavratura do Termo Circunstanciado (TC) e foi enviado ofício ao Ministério Público e ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

As abordagens foram realizadas no início da manhã. “Solicitamos os mandados de Busca e Apreensão à Comarca de Matinhos aos dois locais e durante o cumprimento encontramos quatro pássaros no aviário e mais 24 na residência dele. Também localizamos comprovantes de venda das aves e encaminharemos para avaliação do Ministério Público”, disse o Comandante da 1ª Companhia, capitão Durval Tavares.

16 02 18 Matinhos Resgaste de aves que estavam prontas para serem comercializadas ilegalmente
16 02 18 Matinhos
Resgaste de aves que estavam prontas para serem comercializadas ilegalmente

Além das aves e gaiolas foram apreendidas armadilhas utilizadas para a captura na mata. Dentre as espécies recuperadas estão um filhote de tucanos, trinca-ferros, canário da terra, azulão (espécie ameaçada de extinção).


O capitão Tavares reforça que a população pode contribuir com a preservação da fauna e da flora repassando informações sobre qualquer crime ambiental. “As denúncia podem ser feitas pelo 181 e as pessoas podem colaborar não adquirindo aves silvestres que estejam sem procedência de origem”, destacou.

Post anteriorPróximo post
Comentários de Facebook