Policiais militares são alvo de operação do Gaeco em Curitiba

Narley Resende


Por Narley Resende e Andreza Rossini

Dois policiais militares do 22º Batalhão, que atuam em municípios ao norte na Região Metropolitana de Curitiba, como Colombo e Almirante Tamandaré, são alvo de mandado de prisão preventiva, na manhã desta terça-feira (6), por participação em uma organização criminosa de roubo e receptação. Além deles, seis pessoas foram presas.

Ao todo, são cumpridos desde as primeiras horas da manhã, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco-MP), nove mandados de prisão, 16 de busca e apreensão 10 de prisão e dois de condução coercitiva. O nome da ação é “Operação Dimitrios”. Um dos mandados de prisão foi cumprido em Santa Catarina.

A operação é realizada em parceria com a Corregedoria-Geral da PM.

Os crimes ocorreram nos municípios de Colombo, Curitiba e em outras cidades da região metropolitana e do estado de Santa Catarina. Os mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal de Colombo, foram cumpridos em Curitiba, Colombo, São José dos Pinhais, Pinhais e em SC.

Os crimes investigados são associação criminosa, roubo e receptação.

A investigação da Corregedoria-Geral (Coger) da PM começaram há três meses. Em março deste ano, uma denúncia feita por uma das vítimas do grupo alavancou os trabalhos e auxiliou na identificação dos possíveis integrantes da organização.

O grupo realizava roubos e furtos a residências, empresas e a cargas de alto valor, bem como praticava receptação de materiais. Além disso, há a suspeita de envolvimento da organização no roubo a um carro forte na Rodovia do Xisto no fim de maio deste ano, na cidade de Contenda.

 

Ainda segundo informações da Coger, as equipes apreenderam um veículo clonado e um carregador de pistola na casa de um policial militar, o qual tinha um mandado de prisão em aberto; e munições de origem paraguaia na residência do segundo policial militar. Em uma das abordagens, a esposa de um militar estadual foi encaminhada ao ser flagrada com notas de dinheiro falsas.

Os policiais serão encaminhados a um batalhão da PM onde será aberto um processo administrativo para verificar a permanência dos policiais na operação.

O 22º Batalhão de Polícia Militar atende treze municípios da Região Metropolitana de Curitiba. O Batalhão está dividido em cinco companhias:

  • A 1ª Companhia atende o município de Colombo
  • A 2ª Companhia atende os municípios de Almirante Tamandaré e Campo Magro
  • A 3ª Companhia atende os municípios de Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Cerro Azul e Dr. Ulyssees
  • A 4ª Companhia atende os municípios de Campina Grande do Sul, Quatro Barros, Bocaiúva do Sul, Tunas do Paraná e Andrianópolis
  • A 5ª Companhia atende o município de Pinhais

 

mapa_cias_22

Previous ArticleNext Article