Primavera dos Museus ganha sua 11a edição nesta semana

Guilherme Grandi


Com Metro Jornal

O Instituto Brasileiro dos Museus promove ao longo desta semana a 11a Primavera dos Museus, que movimenta os espaços museológicos do país com programações especiais.

A Primavera tem a participação de mais de 900 instituições de todo o Brasil, e, nesta edição, recebe o tema “Museus e Suas Memórias” com o intuito de causar reflexões acima das memórias da própria instituição.

Em Curitiba, o evento começa nesta terça (19) e os museus da cidade realizam visitas mediadas, palestras, oficinas, exibições de filmes e exposições que contam a história das suas instituições.

O coordenador do Sistema Estadual de Museus, Renato Carneiro, disse ao Metro Jornal que a Primavera dos Museus busca desenvolver a visitação do público a esses espaços. “O IBRAM tem promovido pelo país inteiro atividades chamem a atenção das pessoas para conhecer os museus. O objetivo é ressaltar a importância que eles têm na cultura de cada região. Quando vamos ao exterior, uma preocupação que temos é visitar os museus, que contam a história de seus países, e morando em nossas cidades, muitas vezes deixamos isso de lado. É importante que a cidade adote seus espaços culturais e que eles não sejam restritos só aos turistas”.

São destaques da programação a atividade “Anas no Andersen” do Museu Alfredo Andersen, que convida as Anas da cidade para serem fotografadas e expostas em uma composição coletiva, e a mostra “Jesus Santoro: A Revelação de Um Mestre” do Museu da Imagem e do Som do Paraná, com mais de 23 mil negativos fotográficos do artista.

A 11a Primavera dos Museus começa nesta segunda (19) em Curitiba e vai até este domingo. A programação completa está disponível no site www.cultura.pr.gov.br.

Previous ArticleNext Article