Princesa Benedikte, da Dinamarca, visita a usina de Itaipu

Pedro Ribeiro


Representante da família real dinamarquesa veio ao Paraná para inaugurar instituto de cunho social, com sede em Curitiba. Na Itaipu, ela foi recebida pelo diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna

Nesta tarde de quinta-feira (24), a princesa dinamarquesa Benedikte Astrid Ingeborg Ingrid visitou a usina de Itaipu. “Estou maravilhada e muito impressionada com Itaipu. Devo dizer que nunca vi nada parecido. O trabalho de engenharia que foi desenvolvido aqui é genial”, afirmou a princesa, depois de fazer uma visita técnica à área industrial da usina. Ela foi acompanhada pela secretária executiva da Diretoria Geral Brasileira, Rosimeri Fauth Ramadas Martins, durante o tradicional plantio de visitantes.
Antes, ela foi recebida no Centro Executivo da Itaipu pelo diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna. A princesa entregou ao general uma medalha alusiva à criação do Instituto Princesa Benedikte, com sede em Curitiba, e voltado ao atendimento de crianças e adolescentes. O diretor foi uma das 12 autoridades brasileiras contempladas com a honraria.
A representante da família real dinamarquesa também entregou ao general um presente especial: uma porcelana real de Copenhague contendo o monograma da princesa. “Esta é uma lembrança que guardarei com muito carinho”, afirmou Silva e Luna.
“A área social é uma das principais responsabilidades da Itaipu. Por isso, estamos muito honrados com a sua presença no Brasil que tem esse motivo tão nobre que é ajudar crianças em situação de vulnerabilidade”, completou o general, que entregou à princesa uma obra da artista Vanessa Oliveira, de Foz do Iguaçu, inspirada na Árvore da Vida, da tradição Guarani.
A princesa Benedikte explicou que incluiu Itaipu em seu roteiro no Brasil, pois gostaria de conhecer essa “maravilha do mundo moderno”. Ela foi a quarta integrante da família real dinamarquesa a visitar a usina e, assim, como seus antecessores (a rainha Margrete II e os príncipes Henrick e Frederik), também plantou uma árvore (uma pitangueira), no Bosque do Visitante.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal