Projeto faz registro inédito de família de onças pintadas no Parque Nacional do Iguaçu

Daiane Andrade - BandNews FM Curitiba


A onça pintada Atiaia, que virou notícia neste ano após dar à luz três filhotes dentro do Parque Nacional do Iguaçu, no oeste do estado, é de novo motivo de curiosidade. Ela foi flagrada por armadilhas fotográficas durante um passeio com a família – algo que nunca havia acontecido antes.

As crias estão com cerca de seis meses de idade e as imagens mostram que o grupo é saudável. E o registro, para Yara Barros, coordenadora executiva do Projeto Onças do Iguaçu, reforça a importância do trabalho em prol da conservação da fauna e da flora, já que uma ninhada como essa só ocorre em ambientes muito equilibrados.

“O primeiro registro dela com filhote foi em 30 de julho. Isso representa a esperança para a espécie nessa região. É a primeira vez que uma fêmea é registrada com três filhotes. Uma fêmea para ter três filhotes ela tem que estar muito bem de saúde, o ambiente está saudável, a estratégia de proteção está funcionando”, diz Yara. Yara esclarece ainda que é difícil saber quantos felinos vivem na reserva, mas que há um censo em andamento. O levantamento é realizado tanto no lado brasileiro quanto na porção argentina do parque.

O registro foi feito no dia 21 de novembro pelo sistema de monitoramento de animais da reserva e a confirmação veio no fim de semana, depois que os especialistas do Projeto Onças do Iguaçu analisaram várias horas de gravação. Os filhotes ainda não têm nome porque os biólogos não sabem o sexo de cada um; isso só vai ser possível daqui a aproximadamente um ano, quando eles se separarem da mãe.

A espécie é considerada o símbolo brasileiro da conservação da biodiversidade e o flagrante foi feito quase às vésperas do Dia Nacional da Onça-pintada no Brasil, que vai ser celebrado pela primeira vez na próxima quinta, 29 de novembro. A intenção, com a data, é colaborar com a preservação da espécie. Em Curitiba, por exemplo, tanto o Zoológico quanto o Museu de História Natural do Capão da Imbuia vão ter atrações especiais. Para saber os detalhes, basta acessar o site da Prefeitura: curitiba.pr.gov.br.

Previous ArticleNext Article