Sem categoria
Compartilhar

Projeto ‘João Cidadão’ ganha peça teatral nesta terça (29)

Com Metro JornalEstreia nesta noite (29) o espetáculo “João Cidadão”, uma montagem adaptada pela Companhia dos Palhaços ..

Guilherme Grandi - 29 de agosto de 2017, 12:52

A cartilha João Cidadão serviu de base para a montagem da peça. [foto: divulgação]
A cartilha João Cidadão serviu de base para a montagem da peça. [foto: divulgação]

Com Metro Jornal

Estreia nesta noite (29) o espetáculo “João Cidadão”, uma montagem adaptada pela Companhia dos Palhaços que apresenta os direitos dos cidadãos de forma simples e interativa.

Dando origem à peça, o projeto foi criado pelo Conselho Nacional do Ministério Público com o objetivo de desenvolver a cultura de direitos humanos no Brasil, de modo a incentivar o exercício da cidadania entre os jovens.

No espetáculo, a Cia. dos Palhaços leva ao palco a cartilha do projeto João Cidadão de forma bem humorada e interativa, introduzindo ao público os deveres e direitos do cidadão por meio de técnicas teatrais que abrangem música e circo.

A peça, de direção de Andrei Moscheto, traz a história de João durante as fases de sua vida em que o personagem cumpre os seus deveres e segue os seus direitos como cidadão enquanto criança, adolescente, adulto, pai e idoso. Também sobe ao palco uma banda que embala o espetáculo com música ao vivo, tratando do tema de forma lúdica e divertida.

O ator Felipe Ternes, da Cia. dos Palhaços, contou ao Metro Jornal que transformar o projeto em teatro foi um desafio. “Chamamos um grande diretor da cidade e ele trouxe a sua visão sobre a cartilha, e como a Companhia tem como pesquisa circo, teatro e música, mergulhamos de cabeça nessa linguagem para contar essa história”.

Segundo Ternes, a adaptação faz a peça fugir de um formato maçante e didático, divertindo o público do início ao fim. “Quem conta a história são palhaços, então tem humor desde o começo, tem uma banda ao vivo que fala a linguagem dos jovens, então é um espetáculo bem abrangente musicalmente”.

A peça também realiza sessões quarta (30), quinta (31) e sexta (1) e nos dias 5 e 6 de setembro, sempre às 10h e às 15h no Teatro Guaíra, sendo todas exclusivas para alunos de escolas públicas e particulares do ensino médio e do nono ano do fundamental.

Serviço:

"João Cidadão"

Estreia terça (29), às 20h, no Teatro Guaíra

Praça Santos Andrade, s/n, Centro

Entrada gratuita.