Receita Federal alerta: regularização de cadastro por carta é golpe

Jordana Martinez


A Receita Federal divulgou nota de alerta, nesta segunda-feira (05), sobre um novo golpe que tem feito centenas de vítimas em todo o país. Segundo a Receita, contribuintes têm recebido cartas por via postal, na própria residência, intimando-os a regularizar os dados cadastrais. Nessa correspondência, há um endereço eletrônico para acesso aos dados e atualização das informações.

“Apesar de conter a marca da Receita Federal, a carta é uma tentativa de golpe e não é enviada pelo órgão nem tem sua aprovação. A orientação ao contribuinte é que, caso receba esse tipo de correspondência, destrua e jamais acesse o endereço eletrônico indicado”, diz o texto.

Segundo a carta, teriam sido detectadas “inconsistências no cadastro”, referentes aos dados bancários declarados, e que isso levou o contribuinte a constar “na lista da malha fina da Receita Federal”. A correspondência indica um endereço falso para que a correção seja feita.

De acordo com a Receita, consultas, alterações de informações ou download de programas sejam feitos apenas pelo endereço oficial do órgão ou procurar orientação nas unidades da Receita Federal.

Ainda de acordo com o alerta, a Receita apenas socilita dados bancários “para fins de débito automático ou depósito de restituição do Imposto de Renda” na Declaração do Imposto de Renda. Informação que pode ser alterada pelo Extrato da Dirpf no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal.

Previous ArticleNext Article
Jordana Martinez
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.