‘Roteiro Literário’ revê obras de Jamil Snege nesta quarta (13)

Guilherme Grandi


Com Metro Jornal

A Biblioteca Pública do Paraná lança nesta quarta (13) a coleção “Roteiro Literário”, uma série de livros que vai expor a vida e a obra de autores paranaenses.

Idealizado pela própria Biblioteca, a coleção tem como intuito divulgar a literatura paranaense, trazendo em cada título um ensaio inédito sobre o trabalho de algum escritor já falecido do Paraná.

O projeto busca fazer um apanhado da vida e obra dessas personalidades por meio de fotografias feitas especialmente para o roteiro, com os locais que cada uma delas frequentava e ensaios sobre os autores em questão.

Na primeira edição do “Roteiro Literário”, escrito por Miguel Sanches Neto, o público é convidado a mergulhar no universo de Jamil Snege, autor consagrado na literatura paranaense pelo seu acervo de obras ficcionais, que inclui contos, romances, novelas, ensaios e crônicas, como “A Mulher Aranha”, “O Jardim, a Tempestade” e “Como tornar-se invisível em Curitiba”.

Pela convivência entre Miguel Sanches e Jamil Snege, o final do livro traz um relato breve e intenso sobre esse convívio, em um ensaio em que Sanches Neto analisa a literatura feita por Snege.

As fotos do primeiro título da coleção foram feitas por Guilherme Pupo e mostram os locais frequentados por Jamil Snege, como a Boca Maldita e a Serra da Graciosa.

Tal registro permite que os leitores possam conferir mais de perto os lugares pelos quais Snege passou e que lhe serviram de inspiração para escrever as suas obras.

Além de apresentar o legado do escritor paranaense ao público, o evento também recebe a Cia. de Teatro do Urubo, que vai ler trechos dos livros de Jamil Snege, e o autor Miguel Sanches, que vai autografar o primeiro título do “Roteiro Literário”.

Para as próximas edições da coleção, estão previstos para o primeiro semestre de 2018 um livro sobre Paulo Leminski e outro sobre Helena Kolody.

Serviço:
Quarta (13) a partir das 15h no hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná. Gratuito.

Previous ArticleNext Article