Secretaria da Saúde realiza capacitação para a agroindústria familiar

Mariana Ohde


A Secretaria da Saúde realiza nesta semana (dias 23, 24 e 25) uma capacitação sobre a agroindústria familiar e avaliação sanitária da produção de alimentos por pequenos produtores rurais para a Macrorregional Noroeste.

O curso reúne cerca de 160 profissionais das vigilâncias sanitárias da 11ª Regional de Saúde, 12ª RS, 13ª RS, 14ª RS e 15ª RS.

O encontro contempla temas relacionados ao plantio e meio ambiente, como a proteção e cuidados com nascentes de água e resíduos de agrotóxicos em alimentos, abordados pela Resolução 004/2017.

“É uma oportunidade de incluir os agricultores nessas questões, garantindo a segurança na produção familiar”, explica Alfredo Benatto, técnico da Vigilância Sanitária Estadual.Macrorregião Noroeste recebe capacitação da agroindústria familiar

Atualmente, o Paraná possui 371 mil estabelecimentos agropecuários, sendo que 80% desses são familiares. O dado orientou a criação da Resolução que regulamenta a produção de alimentos por esses empreendedores para que tenham licença sanitária e a formalização de suas atividades econômicas.

O curso conta com a participação das vigilâncias sanitárias municipais, do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), agricultores, e outros profissionais interessados no tema.

Serão realizadas mais duas capacitações na Macrorregião Oeste, que acontecerá em Pato Branco, no próximo mês, e em Irati, para a Macrorregião Leste, em julho. A Macrorregião Norte foi a primeira a receber a oficina para a implementação da Resolução, em abril.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal