Senadores paranaenses fazem a lição de casa pelo Paraná em busca de apoio aos portos

Pedro Ribeiro

 

Depois de muitos anos, os três senadores que representam o Paraná no Congresso Nacional, Oriovisto Guimarães (Pode), Álvaro Dias (Pode) e Flávio Arns (Rede), estão fazendo a lição de casa e defendendo as causas paranaenses. Não existe, no trio, qualquer diferença partidária quando o assunto se volta ao Estado. Os Três caminham juntos. Já na Câmara Federal, a situação é diferente e não há um grupo coeso.

 

Isto ficou demonstrado nesta semana, quando os senadores se reuniram com os 20 integrantes do Grupo Coalizão Empresarial pelos Portos do Paraná, para discutir a expansão, modernização e competitividade dos portos. Os empresários pediram apoio nas articulações necessárias junto ao Governo Federal e aprimoramentos na legislação.


 

Oriovisto Guimarães disse que a coalizão é de mão dupla, entre senadores e empresários e que não existem mais aquelas antigas divergências entre os senadores. “Agora, o Estado vem em primeiro lugar!”

 

O senador Alvaro Dias disse que as reivindicações do grupo serão levadas aos ministérios e que também irão discutir a elaboração de leis que possam normatizar o funcionamento de vários setores, especialmente dos Portos.” Se nós estabelecermos uma legislação competente, para maior eficiência dos Portos, estaremos beneficiando todo o país”.

 

O senador Flávio Arns destacou a importância da força produtiva desse setor e disse que irão atuar em parceria para que as mudanças aconteçam.” Nos colocamos à disposição para buscar alternativas para que nossos portos tenham ainda mais competitividade, contribuindo para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil”.

 

Em valor movimentado em exportação, o Porto de Paranaguá é o segundo do Brasil. Em 2018, foram U$ 18 bilhões. Ainda no ano passado, o terminal teve superávit de mais de U$3,5 bilhões e gerou U$32,4 bilhões em Corrente de Comércio. Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Post anteriorPróximo post
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro é jornalista com passagens pela Gazeta do Povo, Folha de Londrina e O Estado do Paraná. Foi pioneiro com a criação do jornal eletrônico Documento Reservado e editor da revista Documento Reservado. Escreveu três livros e atuou em várias assessorias, no governo e na iniciativa privada, e hoje é editor de política do Paraná Portal.