Sorteio da Champions: veja as regras e os potes dos 16 clubes nas oitavas de final

Redação


sorteio oitavas champions regras porte
Ilustração com os escudos dos 16 classificados ao mata-mata da Champions. (Divulgação/UEFA)

Os duelos das oitavas de final da Champions League 20/21 são definidos por sorteio nesta segunda-feira (14), às 8h. O evento da UEFA acontece em Nyon, na Suíça. Confira as regras e os potes que os 16 clubes estão divididos. Os classificados para o mata-mata da Liga dos Campeões são: Bayern de Munique, Real Madrid, Manchester City, Liverpool, Chelsea, Borussia Dortmund, Juventus, PSG, Atlético de Madrid, Borussia Monchengladbach, Porto, Atalanta, Sevilla, Lazio, Barcelona e RB Leipzig.

SORTEIO DA CHAMPIONS: POTES E REGRAS DAS OITAVAS DE FINAL

Os 16 clubes classificados na fase de grupos estão divididos em dois potes. O Pote 1 é formado pelos primeiros colocados na fase de grupos. Logicamente, o Pote 2 é composto pelas equipes que ficaram na segunda colocação.

Veja os clubes de cada pote:

  • Pote 1 – Bayern, Real Madrid, Manchester City, Liverpool, Chelsea, Borussia Dortmund, Juventus e PSG.
  • Pote 2 – Atlético de Madrid, Borussia Monchengladbach, Porto, Atalanta, Sevilla, Lazio, Barcelona e Leipzig.

As regras do sorteio são simples:

  • clube do pote 1 precisa encarar um clube do pote 2;
  • times do mesmo país não podem se enfrentar;
  • times que estavam no mesmo grupo não podem se enfrentar.
  • os clubes do pote 1 têm a vantagem de decidir o jogo da volta dentro de casa.

Exemplo: O Bayern de Munique não pode enfrentar Atlético de Madrid, Borussia Dortmund, Borussia Monchengladbach e nem RB Leipzig.

Nesse contexto, quem vive a situação mais dramática é o Barcelona, que acabou na segunda posição do Grupo G da Champions. Com isso, o time de Messi pode encarar Bayern, Manchester City, Paris Saint-Germain, Liverpool, Borussia Dortmund ou Chelsea. Já o Real Madrid, time que mais vezes chegou ao mata-mata da Champions, pode encarar Porto, Atalanta, Lazio ou Leipzig.

CALENDÁRIO DA LIGA DOS CAMPEÕES

Os jogos de ida das oitavas de final da Champions estão programados para os dias 16, 17, 23 e 24 de fevereiro. Já as partidas decisivas vão acontecer nos dias 9, 10, 16 e 17 de março.

Por fim, o sorteio para as quartas de final, semifinais e final está marcado para o dia 19 de março. A final da Liga dos Campeões 20/21 está previamente marcada para o dia 29 de maio no estádio Olímpico Atatürk, em Istambul.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="734305" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]