Sylvio Back e o cinema crítico em mostra a partir desta terça (3)

Guilherme Grandi


Com Metro Jornal

A Cinemateca apresenta a partir desta terça (3) a “Mostra Sylvio Back 8.0: Filmes Noutra Margem”, em celebração pelos 80 anos do diretor.

Natural de Santa Catarina, o cineasta e poeta Sylvio Back é um dos nomes mais consagrados do cinema brasileiro e, desde os anos 1970, dedica-se por completo a produções de filmes, entre curtas, médias e longa metragens, que, em sua maioria, fazem críticas ao patriotismo brasileiro.

Somando 35 produções cinematográficas, o diretor é em dos mais influentes na história do cinema paranaense e um dos cineastas mais premiados do Brasil por filmes como “A Guerra dos Pelados”, “A Gaiola de Ouro” e “As Sete Quedas”.

Conhecido por levantar diversas reflexões em seus filmes, Sylvio é dono de uma trajetória cinematográfica marcada pela forte presença de questões sociais, políticas e estéticas e sempre adotou uma postura crítica e questionadora em seus trabalhos.

Em comemoração aos 80 anos do cineasta, a Cinemateca exibe 12 filmes dos que melhor representam a carreira do cineasta e disponibiliza as produções do diretor ao longo de duas semanas ao público.

São destaques da programação filmes premiados, como “República Guarani”, em que Sylvio Back refaz os passos das missões jesuíticas que chegaram ao Brasil e à América do Sul no século 17 para compreender as formações e os costumes das antigas comunidades indígenas.

A produção “Lost Zweig” também se destaca, filme que mostra o mistério em volta do pacto e do suicídio do austríaco Stefan Zweig e da sua jovem mulher Lotte, após o carnaval de 1942.

E, por fim, destaca-se o premiado documentário “Yndio do Brasil”, que revela por meio de imagens surpreendentes como o cinema vê e ouve o índio brasileiro desde a sua primeira filmagem.

A mostra segue aberta ao público até domingo (8) na Cinemateca e do dia 10 ao dia 15 no Cine Guarani.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="8710" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]