Sem categoria
Compartilhar

Um dos ícones do teatro paranaense, Cleon Jacques é homenageado em exposição nesta sexta

Será aberta nesta sexta-feira (17) a exposição sobre a vida do ator e diretor paranaense Cleon Jacques, que marcou a cen..

Guilherme Grandi - 16 de março de 2017, 15:07

A exposição sobre a vida e a obra de Cleon Jacques foi organizada por amigos do ator junto de uma comissão da SEEC. [foto: divulgação]
A exposição sobre a vida e a obra de Cleon Jacques foi organizada por amigos do ator junto de uma comissão da SEEC. [foto: divulgação]

Será aberta nesta sexta-feira (17) a exposição sobre a vida do ator e diretor paranaense Cleon Jacques, que marcou a cena teatral do estado nos anos 1980 e 1990. São fotos e objetos reunidos por uma amiga do ponta-grossense radicado em Curitiba, com depoimentos e vídeos das peças dirigidas por ele. Toda a curadoria da mostra foi feita por um conselho de técnicos da Secretaria de Estado da Cultura, do Teatro Guaíra, e de pessoas que conviveram com ele nos últimos anos antes da morte dele, em 1997.

Cleon Jacques nasceu em Ponta Grossa em 1965, mas mudou-se para Curitiba onde se formou como ator no curso profissionalizante do Colégio Estadual do Paraná e no Curso Superior de Artes Cênicas da PUC-PR. Ganhou projeção como diretor em sua prova pública quando dirigiu uma peça de Molière, e, em 1990, recebeu menção honrosa na cerimônia do Troféu Gralha Azul pela direção de “Werther”. Também foi premiado pelo conjunto da obra pelo grupo Ânima, fundado por ele em 1987.

A mostra itinerante faz parte de um circuito de exposições da SEEC, e fica em cartaz até o dia 16 de abril na praça de eventos do Shopping Total.

Serviço:

Exposição Cleon Jacques

A partir de sexta (17) no Shopping Total

Rua Itacolomi, 292, Portão

Horário de visitação: segunda a domingo, das 10h às 22h.

Entrada gratuita.