Vina Lacerda lança “Ritmos Brasileiros para Cajón” neste domingo (26) no Conservatório

Guilherme Grandi


O músico Vina Lacerda lança neste domingo (26), no Conservatório de MPB de Curitiba, o DVD “Ritmos Brasileiros para Cajón”, com a participação de Gabriel Schwartz, André Ribas, Vinicius Chamorro, Glauco Solter e Julião Boêmio, além da presença especial de Luis Otávio Almeida.

O projeto, uma ação de pesquisa ligada à aprendizagem e à performance musical, apresenta um material didático composto por DVD, Blu-Ray, além do lançamento de um aplicativo sobre o cajón, um instrumento de percussão que, embora esteja ao alcance dos interessados, não possui um material de instrução referencial para seu estudo. “Conheci o cajón em 2001, e por ele me apaixonei. Depois de anos estudando o instrumento e sua infinita variedade de ritmos e estilos musicais onde está presente, resolvi adaptar alguns ritmos brasileiros no cajón”, explica Vina.

O músico diz, ainda, que “este novo material intitulado ‘Ritmos Brasileiros para Cajón’, tem a intenção de ser um guia para o estudo da diversidade dos ritmos e da música brasileira. Abordando alguns daqueles que acredito serem os mais populares gêneros musicais de meu país, apresento padrões rítmicos característicos e suas aplicações em diversos contextos musicais”.

Vina Lacerda, a partir da lacuna de referenciais de estudo, cria um material com uma série de ritmos brasileiros adaptados ao instrumento. “Ritmos Brasileiros para Cajón”, tem a intenção de ser um guia para o estudo da diversidade dos ritmos e da música brasileira. Aborda alguns dos mais populares gêneros musicais do Brasil, apresentado didaticamente a inserção do cajón na música brasileira através de uma série de padrões rítmicos utilizados em alguns gêneros musicais.

No DVD são apresentadas partituras expositivas e uma série de playalong para a prática num contexto musical, utilizando um mosaico de instrumentos em temas compostos a partir de gêneros musicais brasileiros. O músico Vina Lacerda contou com o trabalho de composição de Luis Otávio Almeida.

Almeida que compôs 22 temas didáticos além dos temas presentes no concerto musical que acompanha o material educativo. A sessão bônus, com ritmos do universo da música POP, conta com temas de autoria de Vadeco Schettini.

Os músicos Glauco Solter, Sergio Albach, André Ribas, Gabriel Schwartz, Vinicius Chamorro, Julião Boêmio e Henrique Peters integram o projeto.

Além do DVD, é oferecido ao público uma plataforma no formato de aplicativo para tablet, disponibilizado em português e inglês, impulsionando ainda mais a possibilidade de alcance do projeto. Parte do conteúdo do projeto será disponibilizado gratuitamente através do aplicativo.

Serviço:
“Ritmos Brasileiros para Cajón”
Domingo (26), às 11h30, no Conservatório de MPB
Rua Mateus Leme, 66, São Francisco
Entrada gratuita.

Previous ArticleNext Article