Colunas
Agência de Inteligência antenada com possibilidade de armas na manifestação

Agência de Inteligência antenada com possibilidade de armas na manifestação

 Recebi de um amigo bolsonarista um pedido que jamais atenderei, por não compactuar com ações que visem a de..

Pedro Ribeiro - quinta-feira, 2 de setembro de 2021 - 15:51

 

Recebi de um amigo bolsonarista um pedido que jamais atenderei, por não compactuar com ações que visem a desestabilização do país. Ele está solicitando a “todo mundo” da sua rede de relacionamento – e acredito que outros também estão fazendo o mesmo – para que todos fechem as portas do comércio (embora feriado) no dia 7 de Setembro, no “grande dia da manifestação”. Se pede para fechar é que, certamente, haverá saques e tumulto. Um insulto à democracia. Disse a ele que não acreditava em tamanha sandice, logo ele, uma pessoa com nível intelectual acima da média.

Essas pessoas que estão por traz da convocação, não tem a mínima noção do que poderá acontecer, principalmente por se concentrar, em movimentos como este, grande número de infiltrados que estarão ali justamente para jogar gasolina no fogo e ver o circo pegar fogo.

Depois vejo que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, fez um duro discurso sobre as manifestações bolsonaristas convocadas para o feriado de 7 de setembro, quando se comemora o aniversário da Independência do Brasil. O ministro enfatizou que a Corte está vigilante aos movimentos, e não vai tolerar atos atentatórios à democracia. O ministro Ricardo Lewandowski também em artigo publicado no domingo, na Folha de São Paulo, alertou que não vão tolerar tal atitude.

Segundo Fux, “num ambiente democrático, manifestações públicas são pacíficas; por sua vez, a liberdade de expressão não comporta violências e ameaças. O exercício de nossa cidadania pressupõe respeito à integridade das instituições democráticas e de seus membros”.

Somos testemunhas oculares de que o caminho para a estabilidade da democracia brasileira não foi fácil nem imediato. Por essa razão, é voz corrente nas ruas que, na quadra atual, o povo brasileiro jamais aceitaria retrocessos!’, afirmou Fux. “Seja nos momentos de tormenta, seja nos momentos de calmaria, o bem do país se garante com o estrito cumprimento da Constituição”.

Por isso mesmo, esta Suprema Corte – guardiã maior da Constituição e árbitra da Federação – confia que os cidadãos agirão em suas manifestações com senso de responsabilidade cívica e respeito institucional, independentemente da posição político-ideológica que ostentam”, completou Fux

A convocação e o ato em si estão no radar das agências de inteligência diante da possibilidade de manifestantes armados, muitos deles policiais, serem insuflados a invadir o Congresso Nacional e o STF. Oficiais das Polícias Militares de diversos estados atuam ativamente nas redes sociais na convocação de parceiros de corporação para participarem dos eventos.

Na terça-feira, 31, o Supremo divulgou nota sobre a estrutura de segurança preparada para o dia 7 de setembro. A Corte afirmou que estão sendo adotadas medidas preventivas para “a mitigação de riscos, com o dimensionamento de recursos humanos e materiais”.

Compartilhe