Pedro Ribeiro
Foto: DER PR

As autoridades da área da saúde no Estado do Paraná têm feito a lição de casa em relação à prevenção da Covid-19. Ao recomendar o convívio familiar, o isolamento social e a higienização, como remédios para evitar a disseminação da doença, o secretário da Saúde, Beto Preto, vem acertando na dose.

O governo do Estado, como um todo, também vem acertando nas medidas de proteção social para o enfrentamento da pandemia. Nesta semana, o período foi marcado pela regulamentação e começo da distribuição dos vouchers do Cartão Comida Boa, programa emergencial que vai beneficial mais de 1 milhão de famílias.

Na área da saúde, começou a distribuição de 178 mil testes rápidos para detecção de anticorpos contra o novo coronavírus nos 399 municípios do Paraná. Além disso, a plataforma de telemedicina ganhou uma nova funcionalidade, com atendimento psicológico. Ao mesmo tempo, os boletins do sarampo e da dengue mostram evoluções significativas, impondo batalha em diversas frentes.

A expectativa é a de que o Governo do Estado continue com suas ações na área da saúde e assistência social sem se descuidar da área econômica. Por conta disso, a esperança para milhões de paranaenses está na formatação do plano Recupera Paraná, sob a responsabilidade do vice-governador Darci Piana, que poderá salvar empresas, dar apoio a informais e aliviar o desemprego.