Sintonia Fina - Pedro Ribeiro
Compartilhar

Câmara abre olhos para inflação e desemprego no país

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, reconhece que desemprego e inflação são os principais desafios do país.

Pedro Ribeiro - 02 de maio de 2022, 15:57

Ana Volpe/Senado Federal
Ana Volpe/Senado Federal

 

Enfim, o presidente da Câmara dos Deputados e um dos membros fortes do Centrão, Arthur Lira (PP-AL), reconhece que o desemprego e a inflação são os maiores desafios a serem enfrentados pelo país. Precisou a inflação passar de dois dígitos e o desemprego bater, novamente, à casa dos quase 13 milhões de pessoas sem oportunidade de trabalho para reconhecer a situação.

Lamentavelmente, não citou em seu discurso feito na Federação das Indústrias de Santa Catarina que o Brasil tem um grande contingente de pessoas passando fome.

Para tentar reverter este triste e preocupante quadro, Lira anunciou a votação de uma pauta de consenso entre Câmara e Senado no mês de maio com foco em propostas de desenvolvimento econômico. Além da reforma tributária, Lira espera votar o projeto que estabelece um marco legal para o uso de garantias destinadas à obtenção de crédito no País (PL 4188/21). Pela proposta, será possível utilizar um mesmo imóvel como garantia em diferentes operações de financiamento, o que não é possível atualmente.

“O objetivo do PL 4188/21 é ajudar o empresariado que precisa se socorrer nos bancos para financiar seus negócios e que a garantia do seu bem seja proporcional ao valor do empréstimo pedido”, explicou. (Agência Câmara).

O senador paranaense, Oriovisto Guimarães (Podemos), já havia alertado, no ano passado, que os principais problemas do Brasil para a retomada do desenvolvimento seriam a inflação, o desemprego e a imediata aprovação das reformas necessárias para governabilidade