Sintonia Fina - Pedro Ribeiro
Compartilhar

Câmara aprova projeto de lei que inclui turismo rural no Imposto de Renda

Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprova do Projeto de Lei 40342/20, que inclui turismo rural no IR

Redação - 27 de maio de 2022, 11:19

Foto/Blogmeudestino.com
Foto/Blogmeudestino.com

 

O governo paranaense deve ter recebido com bons ou maus olhos a aprovação, pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 40342/20, que aprovou o Projeto de Lei 4032/20, que inclui a exploração do turismo rural entre as atividades rurais passíveis de tributação pelo Imposto de Renda.

No Paraná, o governador Ratinho Junior vem dando todo apoio para a disseminação dessa prática que além de trazer recursos e gerar empregos nos municípios, estimulo o contato das pessoas com a área rural, o campo.

O turismo rural atuará de forma complementar ou acessória às demais atividades rurais previstas na lei (como agricultura e pecuária), de acordo com as definições e limites de participação na receita bruta total estabelecidos em regulamento.

O texto é de autoria do deputado Herculano Passos (Republicanos-SP) e altera a Lei 8.023/90, que trata da tributação da atividade rural. Hoje, a lei não reconhece o turismo como uma das formas de aproveitamento econômico das fazendas.

Devido a isso, os fazendeiros não conseguem emitir os documentos fiscais exigidos por agências de turismo, nem ser aceitos no Cadastur, o sistema do Ministério do Turismo que cadastra os profissionais e operadores que atuam no setor e dá acesso a linhas de crédito.

Já aprovada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, a proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Fonte: Agência Câmara de Notícias