Pedro Ribeiro
(Foto: divulgação)

 

Interessante e recomendada leitura de texto produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa que fala sobre vocações turísticas de alguns municípios paranaenses. Um dos exemplos é Santa Mônica, região Noroeste do Estado, que ganhou o título, com direito a projeto de lei na Alep de “Capital do Abacaxi”.

Curitiba, como sabem, é a Capital Ecológica. Apucarana, distante pouco mais de 300 quilômetros da capital é conhecida como a “Capital do Boné” pois saem das indústrias locais, bonés para todo o país e exterior.

Marialva, entre Apucarana e Maringá é a “Capital da Uva Fina”. Esses títulos são frutos de leis aprovadas no Poder Legislativo que surgem a partir da vocação de cada região.

Segundo o texto da Alep, estes títulos, que destacam os municípios e suas respectivas cidades, são uma espécie de identidade. No caso da vocação turística, para identificar qual a mais apropriada para o turismo local, são explorados os elementos culturais, históricos, folclóricos, religiosos e comportamentais.

Para “merecer o título”, leva-se em consideração ainda as paisagens, recursos naturais, atividades e até os costumes dos moradores. Também é importante lembrar que, com a regulamentação, os municípios, o próprio Governo do Estado e a iniciativa privada adotam políticas públicas voltadas às atividades turísticas, incrementando o setor, gerando emprego, renda e divisas para a região. A vocação turística de um município representa a sua força econômica, o que contribui para potencializar seu desenvolvimento.

ACapital Paranaense Polonesa é o município de São Mateus do Sul. E com direito a inserção no Calendário Oficial de Eventos no Estado do Paraná da Festa Tradyejie Polskie, que acontece todos os anos no último sábado do mês de agosto. A cidade tem uma população de mais de 40 mil habitantes, e a maioria é descendente dos imigrantes poloneses do século XIX.

Ponta Grossa sempre teve sua história ligada à cerveja, desde o final do século XIX, com a famosa Cervejaria Adriática, até os dias de hoje, onde concentra um grande polo cervejeiro”, lembrou o deputado Plauto Miró Guimarães (DEM), autor do projeto que concedeu o título de Capital da Cerveja ao município. “O município se destaca no cenário nacional cervejeiro com opções que vão desde produções em larga escala até produtos artesanais”, completou.

Cruz Machado foi transformada por lei estadual em Capital Estadual da Erva-mate Sombreada. O município é referência no país pela produção e pela qualidade do produto, matéria-prima do chimarrão, e considerado um dos mais requintados do país.

Mandaguari recebeu da Assembleia Legislativa o título de Capital do Café do Norte Central do Paraná. Pato Branco foi agraciada pelos parlamentares com o título de Capital Tecnológica e Inovadora do Estado do Paraná.

O Paraná no Mapa do Turismo

Estar no Mapa do Turismo do Ministério do Turismo significa mais que um título ou uma categoria. Serve como um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério, incluindo ações de infraestrutura, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

De acordo com o mapa, são 217 municípios e 14 regiões turísticas paranaenses na lista. Mesmo que alguns deles não possuam fluxo turístico nacional e internacional expressivo, assumem papel importante no turismo regional e, com as leis regulamentadas, também conseguem buscar apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.

Estes títulos, ou seja, as cidades com destaques em algo que chama a atenção dentro do município, devem ser divulgados. O Paraná tem 399 municípios. (Com Agência Alep).

A foto da capa é do portalhoje.com