Sintonia Fina - Pedro Ribeiro
Compartilhar

Cuidado com o calor, alerta médico da Unimed

 Recebi informações da Assessoria de Comunicação NQM onde o médico Marcelo Leitão, da Unimed, explica os pro..

Pedro Ribeiro - 14 de janeiro de 2017, 19:42

 

Recebi informações da Assessoria de Comunicação NQM onde o médico Marcelo Leitão, da Unimed, explica os problemas que o calor pode causar e orienta as pessoas a tomar mais cuidado. A mais recente onda de calor fez com que a sensação térmica de Antonina (PR) atingisse 59º, mais do que muitos desertos. Com as altas temperaturas deste verão, é preciso tomar cuidado com a saúde. Marcelo Leitão, especialista da Unimed Curitiba em medicina esportiva, alerta principalmente para a importância de se hidratar. “O corpo humano não tolera grandes variações de temperatura, por isso, quando está muito quente, a forma que ele usa para se equilibrar é a transpiração. Se não repusermos essa água que é expelida o corpo sente”.

 

Ele explica que, quando o corpo não tem água suficiente para realizar esse equilíbrio térmico, a temperatura corporal aumenta gerando redução do volume de sangue circulando no corpo. “Isso pode causar queda de pressão, desmaios, e, em casos extremos confusão mental e até mesmo morte”, afirma o médico.

 

No caso das atividades físicas, o especialista em medicina esportiva ressalta que elas podem ser feitas, mas em horários com temperaturas mais amenas como antes das 10h e após às 17h.

 

Marcelo Leitão ressalta três dicas essenciais para cuidar da saúde no verão, “Primeiro respeite sua sede e hidrate-se constantemente; faça exercícios físicos somente em condições adequadas; e redobre a atenção com crianças e idosos. Eles precisam ingerir líquidos, mas normalmente, não verbalizam, por isso, é preciso um cuidado a mais”, conclui.

 pedro.ribeiro