Colunas
Depois de figurar como “Cabeça do Congresso”, Alvaro Dias agora é “Elite Parlamentar”

Depois de figurar como “Cabeça do Congresso”, Alvaro Dias agora é “Elite Parlamentar”

 Após pouco mais de 60 dias ter sido eleito como um dos “Cabeças do Congresso Nacional” pelo Departamento In..

Pedro Ribeiro - sábado, 25 de setembro de 2021 - 12:07

 

Após pouco mais de 60 dias ter sido eleito como um dos “Cabeças do Congresso Nacional” pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), o senador paranaense, Alvaro Dias (Podemos), é selecionado entre a Elite Parlamentar 2021 pela Arko Advice, ao escolher os congressistas mais influentes do Parlamento brasileiro.

“Os deputados federais e senadores que integram, a nosso juízo, a elite parlamentar brasileira são aqueles que atuam decisivamente sobre o andamento dos trabalhos, sobre a elaboração da agenda legislativa e/ou que representam interesses organizados da sociedade brasileira ou grupos políticos relevantes”, afirma a empresa de análise política.

A metodologia do estudo da Arko Advice baseia-se na conceituação e identificação das “lideranças formais” e “lideranças informais” do Congresso Nacional durante o ano de 2021. A empresa assinala que os líderes formais são os parlamentares que exercem cargos de poder político seja na Câmara dos Deputados e do Senado Federal ou fora das casas, como membros da Mesa Diretora, líderes partidários, presidentes de comissão, relatores de matérias relevantes e presidentes de partidos políticos que exerçam mandato.

Já os líderes informais não ocupam funções de poder, porém possuem qualificações pessoais que os destacam entre seus pares. São articuladores, debatedores, especialistas, líderes setoriais e de grupos políticos e formadores de opinião.

Este ano, o senador Alvaro Dias também foi escolhido, mais uma vez, pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) como um dos “Cabeças” do Congresso Nacional no ano de 2021, ou seja, está na seleta lista daqueles que se destacam como os que exercem maior influência entre os 594 parlamentares. Os “Cabeças” do Congresso Nacional representam, na definição do DIAP, os mais influentes do Poder Legislativo: aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de qualidades e habilidades, como a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

Compartilhe