Pedro Ribeiro

 

 

Depois das convenções, Jair Bolsonaro e Lula da Silva alinham suas coligações para, a partir do dia 15 de agosto, quando se encerram os registros das candidaturas aprovadas pelos diretórios nacionais, darem início oficialmente à grande jornada com destino ao Palácio do Planalto.

Estudo feito pelo Estado e publicado nesta terça-feira, 09, mostra que o ex-presidente Lula foi o que conseguiu reunir o maior número de partidos em torno de sua candidatura pelo PT. São 10 legendas: PT, PSB, Solidariedade, PSOL, Rede, Avante, Agir, PROS, PCdoB e PV.

Jair Bolsonaro, que tenta reeleição, conseguiu o apoio de somente três partidos: PL, Progressistas e Republicanos. 

Com as coligações, Lula terá o maior tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV, estimados em 3 minutos e 20 segundos. Já Bolsonaro terá 2 minutos e 40 segundos na propaganda eleitoral obrigatória no rádio e na TV, além de 6 inserções diárias.

A senadora Simone Tebet, do MDB, também conseguiu o apoio de 3 partidos: MDB, PSDB e Cidadania. Ciro Gomes, do PDT, e que hoje está em terceiro lugar nas pesquisas, tem apenas o apoio do seu partido. Por causa disso, entre os principais candidatos à presidência, é o que terá o menor tempo de rádio e TV: 50 segundos.

A propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio para primeiro turno começa no dia 26 de agosto de 2022, uma sexta-feira. As inserções seguem até o dia 29 de setembro de 2022. (Estadão).