Sintonia Fina - Pedro Ribeiro
Compartilhar

Droga gera violência e quem pede segurança financia o crime

 O consumo de drogas é apontado pelo novo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, como uma das origens..

Pedro Ribeiro - 27 de fevereiro de 2018, 15:45

 

O consumo de drogas é apontado pelo novo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, como uma das origens da violência que levou o governo federal a intervir na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro. “Me impressiona no Rio de Janeiro, onde eu vejo pessoas, durante o dia, clamarem por segurança e ações contra o crime e à noite financiarem esse crime pelo consumo de drogas”, condenou em seu discurso de posse.

Para Jungmann, o combate às facções criminosas é uma de suas prioridades e voltou a criticar o sistema penitenciário que, para ele, é uma espécie de escritório em casa do crime organizado.  “É dentro do sistema prisional que surgiram as quadrilhas que nos aterrorizam, que continuam a comandar o crime organizado de dentro dos presídios”.

O antigo e o novo

Ao participar, nesta terça-feira, do “Fórum Estadão: A reconstrução do Brasil”, organizado pelo jornal O Estado de S. Paulo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que a sociedade ainda está tentando ver se surge algo novo. Disse que o antigo terá peso, mas há uma ansiedade pelo novo.

Segundo FHC, o descrédito na política vai influenciar as eleições, mas ainda não se sabe qual mensagem vai “agregar” a sociedade na disputa. “É importante ter pessoas que simbolizem uma proposta de futuro.” Para ele, um candidato que agregue “pouca incerteza” em toro de seu nome pode atrair votos.pedro.ribeiro