Sintonia Fina - Pedro Ribeiro
Compartilhar

Eleições 2022: Sabatinas começam dia 9 de maio no Paraná

Para estimular o voto consciente, UniCuritiba e DACP realizam, de 9 a 13 de maio, sabatina com pré-candidatos à Presidência e ao Governo do Paraná

Redação - 06 de maio de 2022, 15:32

Arquivo/Arnaldo Alves/ANPr
Arquivo/Arnaldo Alves/ANPr

Ir às urnas não basta. É preciso exercer o direito ao voto de forma consciente. Para ajudar os eleitores a fazer a melhor escolha, o curso de Direito do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das principais organizações de ensino superior do país – e o Diretório Acadêmico Clotário Portugal (DACP) realizam, entre os dias 9 e 13 de maio, a Sabatina Acadêmica com pré-candidatos à Presidência e ao Governo do Estado do Paraná.

Em sua quarta edição, o evento será presencial para os estudantes do UniCuritiba e terá transmissão simultânea e online para a comunidade. Quem quiser acompanhar a sabatina deve acessar o canal do Diretório Acadêmico Clotário Portugal no Youtube.

Quatro pré-candidatos já confirmaram presença. O primeiro encontro será no dia 9 de maio, das 19h às 20h. Pesquisadora e presidente do DACP, a estudante de Direito Eduarda Beatrice Pelentier diz que a organização abrirá um formulário, pelo chat, para que o público possa enviar perguntas. A agenda das sabatinas será divulgada nas redes sociais do Diretório Acadêmico. 

De acordo com o doutor em Filosofia Jurídica e Política, especialista em Ética e professor de Direito Eleitoral do UniCuritiba, Roosevelt Arraes, os eleitores devem observar quatro requisitos básicos na postura dos candidatos: honestidade, justiça, visão de futuro e estratégias que levem à tranquilidade e à paz.

“Esses são os conceitos indispensáveis a serem considerados pelo eleitor na hora de escolher um candidato. As propostas que não contemplarem esses pilares estão, a meu ver, incompletas”, avalia Arraes, que também é presidente do Instituto Mais Cidadania e membro do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral.

O que avaliar nas propostas dos candidatos, segundo o professor do UniCuritiba:

  1. Como os planos de governo asseguram o necessário para a estabilidade, a paz e a tranquilidade dos cidadãos.
  2. Como o candidato vai se portar em relação aos bens públicos, como vai manter a honestidade e garantir que seus pares sejam honestos também.
  3. Como o candidato avalia a justiça distributiva e quais as formas que adotará para garantir liberdade, trabalho e vida decente às pessoas. Como pretende lidar com as desigualdades arbitrárias, como a miséria e o desemprego, por exemplo.
  4. Qual sua visão de futuro para garantir a dignidade da comunidade e da coletividade.

Dicas para votar consciente

  1. Conheça os cargos para os quais os candidatos estão concorrendo. Saiba quais são os deveres e responsabilidades de cada função.
  2. Estude o currículo do candidato e avalie se ele tem experiência e competência para o cargo que pretende ocupar.
  3. Avalie o programa de governo, as principais ideias de cada candidato e a consistência das propostas.
  4. Conheça os partidos e coligações e analise se condizem com suas ideologias.
  5. Pesquise a trajetória e a história do candidato. A ética e a lisura são essenciais.
  6. Acompanhe entrevistas, sabatinas, debates e o horário eleitoral gratuito: essas ferramentas ajudam na escolha.
  7. Entenda o processo eleitoral e as regras de financiamento das candidaturas, quociente eleitoral, o que é permitido ou não durante a campanha. Certifique-se de que o seu candidato cumpre as regras do jogo.
  8. Não negocie ou venda o seu voto. A prática é ilegal, imoral e coloca em risco a democracia.
  9. Não abra mão de votar. Participe do processo decisório que influenciará no futuro do país pelos próximos anos. Vote consciente e exerça sua responsabilidade de cidadão.
  10. Antecipe a sua escolha. Não deixa a decisão para a última hora. Vá para a sessão eleitoral sabendo em quem votar e, se for o caso, leve os números anotados.

SERVIÇO: Sabatina Acadêmica

  • Quem: pré-candidatos ao Governo do Paraná e à Presidência
  • Quando: 9 a 13 de maio (agenda divulgada nas redes sociais do Diretório Acadêmico Clotário Portugal).
  • Onde: Auditório do UniCuritiba (para estudantes da instituição de ensino) e Youtube (para a comunidade).
  • Acesse o canal no YouTube.