Sintonia Fina - Pedro Ribeiro
Compartilhar

Fachin, em Curitiba, fala sobre processo eleitoral e democracia no TRE

Ministro Edson Fachin fala sobre eleições no TRE. Aborda também a democracia e que processo eleitoral é 'inegociável ".

Pedro Ribeiro - 29 de abril de 2022, 09:40

Foto/Correio Brasiliense
Foto/Correio Brasiliense

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (STE) ministro Edson Fachin estará nesta sexta-feira em Curitiba para uma palestra onde abordará os desafios da instituição para manter o trabalho de excelência e promover periodicamente o principal alicerce da democracia: eleições universais, diretas, livres e seguras.

O encontro será às 17 horas no auditório do Tribunal Regional Eleitoral. O evento comemora os 90 anos da Justiça Eleitoral, celebrado em 2022.

Na palestra, Fachin certamente reafirmará sua posição, a qual se manifestou nesta semana, durante encontro com as Forças Armadas, de que a democracia eleitoral é “é inegociável “ e que atacar a Justiça Eleitoral é atacar o sistema democrático.

Fachin vem reforçando a credibilidade do sistema eleitoral que vem sendo alvo de ataques do presidente Jair Bolsonaro, como aconteceu com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Roberto Barroso, e motivou mal estar entre o STF e as Forças Armadas.

Em Curitiba, além do ministro, falando sobre a história da Justiça Eleitoral, participa do evento a professora Maria Tereza Sadek, graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-doutora pela Universidade da Califórnia e pela Universidade de Londres. Sadek é autora do livro “A Justiça Eleitoral e a Consolidação da Democracia no Brasil”.

A mediação do evento será realizada pelo juiz membro da Corte do TRE-PR e diretor-executivo da Escola Judiciária, doutor Roberto Ribas Tavarnaro.

As inscrições para as servidoras e servidores interessados em assistir o Café podem ser realizadas pela plataforma Moodle, quem participar terá direito a certificação de 2 horas para aquisição de adicional de qualificação.