Sintonia Fina - Pedro Ribeiro
Compartilhar

Federais e togados buscam na política um meio para continuar a guerra contra corrupção

 Um grupo de policiais federais e juízes tentará, nas urnas, o apoio para se elegerem deputados e governador..

Pedro Ribeiro - 25 de junho de 2018, 12:07

 

Um grupo de policiais federais e juízes tentará, nas urnas, o apoio para se elegerem deputados e governadores e manterem acesa a chama da Lava Jato, principalmente no Congresso Nacional. Pelo que se tem conhecimento, ao menos 35 tentam viabilizar suas candidaturas para se colocarem como opção aos eleitores.

Três deles são ex-juízes, que desistiram da toga para tentarem se eleger governadores de seus Estados. São eles: Odilon de Oliveira (PDT-MS), Márlon Reis (REDE-TO) e Wilson Witzel (PSC-RJ). Mais dois ex-magistrados tentarão concorrer ao Congresso, Julier Sebastião (PDT-MT) e Selma Arruda (PSL-MT). E outros 30, são policiais federais que disputarão vagas em Assembleias Legislativas e Câmara dos Deputados.

Segundo levantamento feito pelo jornal El País, edição brasileira, esses agentes de segurança pública se uniram em uma frente que dá suporte às candidaturas. Participam, por exemplo, de um debate em que se comprometeram a defender as mesmas pautas no Legislativo com relação à segurança pública, assim como na defesa dos interesses da categoria policial.

Um dos desafios será o de lutar para impedir que sejam instaladas Comissões Parlamentares de Inquérito para investigar os investigadores. Nesta semana ganhou força em Brasília a CPI da Lava Jato, que já conta com 190 assinaturas. O objetivo é investigar supostos abusos da operação que minou a classe política brasileira. Uma característica entre os candidatos policiais é o de se afastar de partidos pré-definidos como de esquerda.

Os candidatos que surgem do judiciário e da Polícia Federal querem aproveitar a onda contra a corrupção para se elegerem e manter acesa a chama da Operação Lava Jato e de outras operações que visam desmantelar quadrilhas que saqueiam o dinheiro público.